Filtrar


Questões por página:
A doença de Wilson é uma doença genética, de herança autossômica recessiva, e o gene envolvido é o ATP7B, situado no locus 14 do braço longo do cromossomo 13.
O gene ATP7B, contido em uma área do DNA de aproximadamente 80 kiobases (kb), contém 22 éxons transcritos em um RNA mensageiro de aproximadamente 7,8 kb que tem alta expressão no fígado.
A Doença de Wilson caracteriza-se por distúrbio do metabolismo do
O Carcinoma Diferenciado da Tireoide (CDT) é a neoplasia maligna endócrina de maior prevalência no mundo. Entende-se como CDT, o tumor maligno da tireoide de origem epitelial.
O tipo histológico mais comum desta categoria é o
Sobre a sintomatologia do hipotireoidismo, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.

( ) No hipotireoidismo primário clínico e subclínico, observa-se uma certa frequência de hiperprolactinemia e parte destes pacientes, principalmente mulheres, podem apresentar galactorreia.
( ) Pelo fato de que muitos dos sintomas no hipotireoidismo, principalmente na fase inicial da doença, são queixas comuns (por exemplo, como fadiga, cansaço, pele seca, ganho de peso), mesmo em indivíduos eutireoidianos, a alteração da função tireoidiana só pode ser confirmada pela dosagem de TSH.
( ) Idade, sexo feminino, presença de anticorpos antitireoidianos positivos e concentração sérica do TSH, na avaliação inicial, são fatores preditivos dependentes de progressão do hipotireoidismo subclínico ao hipotireoidismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Sobre o hipotireoidismo central, é correto afirmar que
São contraindicações para a prescrição de Metiglinida, no tratamento do DM2, EXCETO,