Filtrar


Questões por página:
Menina,10 anos e 6 meses, vem para avaliação por baixa estatura, em uso de GH recombinante humano. Estatura -3 DP; discreto palato ogival. Exames: LH 2,5 (VR: <1); FSH 22 (VR: <4); TSH, T4l, IGF1 normais. Cariótipo: 45, X0. Idade óssea: 9 anos. Tendo em vista o diagnóstico de base, quando da introdução da estrogenioterapia, em tese, a melhor conduta quanto ao GH seria:
Quanto à avaliação funcional dos incidentalomas adrenais, recomenda-se a dosagem de:
De acordo com último guideline de nódulos tireodianos da ATA (American Thyroid Association), a punção de nódulos tireoidianos TI-RADS 5 com menos de 1 cm NÃO deve ser indicada em caso de:
Menina, de 5 anos e 3 meses, com telarca aos 4 anos e pubarca aos 4 anos e meio, tem idade óssea de 8 anos e 6 meses. Diante do diagnóstico mais provável do caso, o bloqueio puberal:
Homem,20 anos, com diagnóstico de diabetes aos 10 anos, perdeu o acompanhamento ambulatorial há alguns meses. Relata que o pai e a avó materna têm diabetes. Os exames que apresenta mostram os seguintes resultados: anti GAD: não reagente; peptídeo C: 2,1 ng/mL (VR: 0,9 a 4,0 ng/mL); urina 1: glicose 4+/4+; glicemia de jejum: 145 mg/dL. Para esse caso, a principal hipótese diagnóstica é: