Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino,24 anos, diabético tipo 1, faz uso de 32 UI de insulina NPH pela manhã e 12 UI de insulina NPH à noite. Durante consulta de rotina, refere que tem dormido mal, com sonhos vívidos e sudorese noturna. Os controles de dextros pré-prandiais estão adequados, mas as dextros realizadas ao acordar estão frequentemente em torno de 220 a 240 mg/dL. A hemoglobina glicada está em 6,4%.

Assinale a alternativa que contém a conduta correta.

Um paciente com diabetes Mellito tipo 2, que faz uso de 28 unidades de insulina NPH à noite e que está com glicemia de jejum menor que 70mg/dL, comparece à unidade de saúde para ajuste da insulina.


Segundo o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Diabetes Mellitus tipo 2, em unidades, a nova prescrição médica de insulina NPH para esse caso deve ser:

De acordo com o Consenso Brasileiro para o diagnóstico e tratamento do hipertireoidismo, faz parte das recomendações a observação de que a:

A cetoacidose diabética euglicêmica é uma condição potencialmente ameaçadora à vida que pode ocorrer com pacientes com diabetes tipo 1 ou 2 ou até mesmo sem diabetes. O seu diagnóstico é um desafio e, para não haver atrasos no seu reconhecimento e início de tratamento, deve-se lembrar que, entre os critérios diagnósticos, está:

O tratamento da cetoacidose diabética (CAD) busca restabelecer as condições gerais do paciente e a correção progressiva dos distúrbios hidroeletrolíticos. Em atendimento a um paciente com CAD na urgência, deve-se: