Filtrar


Questões por página:

Sobre a condução dos pacientes portadores de doenças tireoidianas, analise as afirmativas a seguir.


I. A dosagem sérica do T3 reverso não é solicitada para avaliação de função tireoideana por se tratar de um hormônio inativo.


II. Não devem ser solicitadas dosagens séricas de T3 livre e/ou total em pacientes sem suspeita clínica ou diagnóstico de hipertireoidismo ou tireotoxicose.


III. A ultrassonografia de tireoide não deve ser solicitada para detecção de nódulos em pacientes sem alterações identificadas ao exame clínico.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), está correto o que se afirma em

Visualizar Questão Comentada

Sobre o diagnóstico de diabetes mellitus de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes, revisadas este ano, analise as afirmativas a seguir.


I. É recomendado estabelecer o diagnóstico de diabetes mellitus ao encontrar valores séricos de glicemia de jejum superiores ou iguais a 126 mg/dL e HbA1c superior ou igual a 6,5% em uma mesma amostra de sangue.


II. O TTGO-1h é superior ao TTGO-2h para o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 e para a detecção de pré-diabetes.


III. Após o rastreamento inicial para diabetes mellitus tipo 2, é recomendado que os pacientes portadores de pré-diabetes sejam reavaliados no período de três a seis meses.


Está correto o que se afirma em

Visualizar Questão Comentada

Adolescente do sexo masculino, com 10 anos e 6 meses de idade, é levado ao pediatra devido à baixa estatura. Sua estatura atual é de 125 cm, o que corresponde a um escore-z de –2,5 para idade e sexo. A velocidade de crescimento nos últimos 12 meses foi de 5,5 cm/ano. O pai mede 160 cm; e a mãe,148 cm. A idade óssea do adolescente, avaliada por radiografia de mão e punho, é de 8 anos. A história familiar revela que o pai apresentou estirão de crescimento e puberdade tardios, aos 16 anos, e que a mãe teve menarca aos 15 anos. Ao exame físico, o menino encontra-se em estágio Tanner I, sem dismorfias ou sinais de doenças crônicas.



Considerando o quadro clínico e os dados auxológicos, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta inicial mais adequada a ser adotada.

O Choosing Wisely (escolhendo com sabedoria) é uma iniciativa liderada por profissionais de saúde em todo o mundo que visa promover o diálogo entre médicos e pacientes sobre intervenções de saúde de baixo valor, evitando exames, tratamentos e procedimentos médicos desnecessários. Considerando a grande prevalência das doenças tireoidianas, e que as intervenções de baixo valor para tais doenças são frequentes na prática clínica, foi desenvolvida uma lista de recomendações ao abordar pacientes com doenças da tireoide. De acordo com as orientações do Choosing Wisely Brasil, endossadas pelo Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, recomenda-se:
mostrar texto associado
Quais são os tipos de complemento consumidos nesse caso?