Questões de Concurso
Filtrar
640 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 128
Questões por página:
Sobre a condução dos pacientes portadores de doenças tireoidianas, analise as afirmativas a seguir.
I. A dosagem sérica do T3 reverso não é solicitada para avaliação de função tireoideana por se tratar de um hormônio inativo.
II. Não devem ser solicitadas dosagens séricas de T3 livre e/ou total em pacientes sem suspeita clínica ou diagnóstico de hipertireoidismo ou tireotoxicose.
III. A ultrassonografia de tireoide não deve ser solicitada para detecção de nódulos em pacientes sem alterações identificadas ao exame clínico.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), está correto o que se afirma em
Sobre o diagnóstico de diabetes mellitus de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes, revisadas este ano, analise as afirmativas a seguir.
I. É recomendado estabelecer o diagnóstico de diabetes mellitus ao encontrar valores séricos de glicemia de jejum superiores ou iguais a 126 mg/dL e HbA1c superior ou igual a 6,5% em uma mesma amostra de sangue.
II. O TTGO-1h é superior ao TTGO-2h para o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 e para a detecção de pré-diabetes.
III. Após o rastreamento inicial para diabetes mellitus tipo 2, é recomendado que os pacientes portadores de pré-diabetes sejam reavaliados no período de três a seis meses.
Está correto o que se afirma em
Adolescente do sexo masculino, com 10 anos e 6 meses de idade, é levado ao pediatra devido à baixa estatura. Sua estatura atual é de 125 cm, o que corresponde a um escore-z de –2,5 para idade e sexo. A velocidade de crescimento nos últimos 12 meses foi de 5,5 cm/ano. O pai mede 160 cm; e a mãe,148 cm. A idade óssea do adolescente, avaliada por radiografia de mão e punho, é de 8 anos. A história familiar revela que o pai apresentou estirão de crescimento e puberdade tardios, aos 16 anos, e que a mãe teve menarca aos 15 anos. Ao exame físico, o menino encontra-se em estágio Tanner I, sem dismorfias ou sinais de doenças crônicas.
Considerando o quadro clínico e os dados auxológicos, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta inicial mais adequada a ser adotada.