Filtrar


Questões por página:
Testes de vitalidade pulpar são realizados com o objetivo de determinar se o dente está inflamado, lesionado ou se há a necessidade de tratamento endodôntico. Um paciente, após a realização desses testes, com resposta negativa, fez o exame radiográfico, que detectou que a coroa dental de determinado dente apresentava-se hígida e com discreto espessamento em ligamento periodontal. Na inspeção clínico-visual, o dentista também identificou coroa dental levemente escurecida. Essa avaliação caracteriza a seguinte alteração odontológica:
O cirurgião-dentista, ao atender um paciente, nota que o mesmo apresenta um ponto de flutuação com conteúdo inflamatório purulento, localizado no tecido periodontal relativo ao dente incisivo central direito superior, com seu ponto de conexão ao meio externo se estendendo ao longo da face lateral da raiz do dente supracitado. O cirurgião-dentista conclui que está diante de um caso de:
Para procedimentos de baixo risco não há, necessariamente, indicação de profilaxia antibiótica. Qual alternativa, abaixo, não se caracteriza como um procedimento de baixo risco?
Alguns procedimentos odontológicos apresentam riscos diferenciados para provocar bacteremia, sendo estes orientadores da necessidade do uso de antibiótico. São eles, exceto:
Ao realizar o bloqueio extrabucal correto e eficaz do nervo maxilar, a ponta da agulha deve adentrar o seguinte acidente anatômico: