Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Artigos semicríticos são aqueles que entram em contato com mucosa e pele não íntegra do paciente, ou com mucosas íntegras, e exigem desinfecção de médio ou alto nível ou esterilização. O risco potencial de transmissão de infecção é intermediário, porque as membranas apresentam certa resistência à entrada de esporos. Alguns deles necessitam de desinfecção de alto nível e outros de desinfecção de nível intermediário realizada com hipoclorito de sódio a 1% por 30 minutos. II. A herpes é uma infecção comum sexualmente transmissível, caracterizada por dor e feridas genitais, nos membros inferiores e nos olhos, podendo afetar tanto homens como mulheres. Dor, coceira e pequenas feridas nos olhos e aparelho auditivo podem ocorrer no primeiro momento, evoluindo para úlceras e crostas em até três semanas. Após a infecção inicial, a herpes genital permanece inativa no corpo e os sintomas podem reaparecer anos depois. Atualmente, não existem medicamentos que permitam controlar os surtos. III. Durante a reanimação cardiopulmonar, as ventilações são administradas alternadamente às compressões torácicas, em uma frequência de 30 compressões torácicas para duas ventilações, com cada ventilação durando em torno de 1 segundo. O dispositivo bolsa-válvula-máscara deve ser conectado a uma fonte de oxigênio, de modo a possibilitar a oferta de oxigênio a 100%, mantendo seu reservatório expandido. A máscara deve cobrir a cavidade nasal e oral, de modo a evitar escape de oxigênio.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A termoterapia é todo processo que usa a mudança de temperatura dos tecidos do corpo para realizar algum tratamento, seja estético ou terapêutico. Para fins terapêuticos, ele envolve os tratamentos de calor aplicados com o objetivo de impedir que alguma enzima ou princípio ativo de qualquer produto penetre no organismo. II. A tricomoníase é uma infecção do trato vaginal inferior feminino cujos principais sintomas incluem a uretrite, a vaginite, a cistite e a prostatite na mulher. O organismo pode persistir por longos períodos no trato urinário da paciente sem causar sintomas e pode ser transmitida involuntariamente a outros indivíduos. É comum a tricomoníase estar acompanhada de gonorreia e outras doenças sexualmente transmissíveis. III. A Central de Material e Esterilização (CME) deve ser dividida minimamente em três áreas separadas por barreira física. São elas: área suja, destinada ao recebimento e separação dos materiais sujos advindo dos setores de assistência e onde é realizado o processo de limpeza, desinfecção e secagem dos instrumentais; área limpa, destinada aos processos de separação dos instrumentais, conferência da limpeza, funcionalidade e integridade dos artigos, assim como empacotamento, selagem das embalagens e esterilização; e área de guarda e distribuição de artigos esterilizados, destinada ao armazenamento dos instrumentais esterilizados e dispensação dos mesmos.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A esterilização por calor úmido (vapor saturado sob pressão) atua desnaturando e coagulando as proteínas das células microbianas. A forma mais usual de realizar a esterilização pelo calor úmido é com autoclaves. Nesse tipo de equipamento, o material fica exposto ao vapor d’água sob pressão a 121ºC durante 15 minutos. Os itens devem ser embalados de forma a permitir o contato com o vapor e o processo deve se dar no vácuo, para que a temperatura desejada seja alcançada com mais eficiência, além de permitir a penetração do vapor nos poros do material e também evitar a formação de bolsões de ar frio. II. No Brasil, considera-se um pronto socorro uma área determinada de uma instituição hospitalar pública, provido da devida sinalização, com número limitado a doze leitos e formado apenas por uma equipe de médicos e enfermeiros. De acordo com a legislação vigente, apenas hospitais de grande porte, localizados em centros urbanos, têm autorização para manter um pronto socorro. III. Os quadros graves de escorpionismo são caracterizados por dor intensa no local da picada, além de manifestações sistêmicas como sudorese profusa, vômitos incoercíveis, salivação excessiva, alternância de agitação com prostração, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar, choque, convulsões e coma. O tratamento específico consiste na administração por via intravenosa de soro antiescorpiônico (SAEEs) ou antiaracnídico (SAAr) na dosagem de 4 a 6 ampolas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As compressas ou panos utilizados para secar o material durante os procedimentos de limpeza de materiais em uma instituição de saúde devem ser somente para esse fim e devem ser substituídos frequentemente. Processos químicos também podem auxiliar na limpeza dos materiais, como, por exemplo, através do uso de desencrostantes, soluções enzimáticas ou aparelhos de ultrassom, que auxiliam na remoção de matéria orgânica. II. Em uma instituição de saúde, a esterilização química apresenta diversas facilidades como, por exemplo, o risco de uma nova contaminação do material após o processo, a dificuldade de armazenamento e de controle de qualidade e o monitoramento do processo. III. Em uma instituição de saúde, para uma adequada descontaminação de materiais, as escovas podem ser mergulhadas em trinitrotolueno a 1%, em recipiente plástico, durante 30 minutos, posteriormente enxaguadas e secas (em cima da estufa, por exemplo), devendo ser mantidas secas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A desinfecção de materiais em uma instituição de saúde compreende uma avaliação referente ao tipo de procedimento (mais ou menos invasivo) e ao tipo de paciente (mais ou menos suscetível) antes da escolha do processo e do tipo de desinfetante. A desinfecção e/ou esterilização através de agentes químicos, por exemplo, muitas vezes não se apresenta como um método seguro e confiável devido às interferências pertinentes ao uso de desinfetantes e suas dificuldades durante o processo, com a possibilidade de inadequada desinfecção ou de uma nova contaminação do material. II. Na limpeza de materiais em uma instituição de saúde, devem ser utilizadas barreiras de proteção pelo profissional que exerce a limpeza dos materiais, através de luvas de borracha grossas e de cano longo, máscaras e óculos de proteção, em situações de possibilidade de espirrar as secreções. Os materiais devem ser devidamente enxaguados e secos após sua limpeza. III. Para a limpeza de materiais em uma instituição de saúde, devem ser utilizadas soluções ácidas, oxidantes ou corrosivas em todos os instrumentais e materiais, para aumentar a vida útil desses objetos.
Marque a alternativa CORRETA: