Filtrar


Questões por página:

A lei nº 1480/1997, conceitua Morte Encefálica (ME) como a situação irreversível das atividades encefálicas e de tronco cerebral. O enfermeiro tem um papel fundamental nessa etapa, pois é ele que mantém o doador viável para a doação. Sobre a assistência de Enfermagem ao paciente com ME para doação de órgãos e tecidos identifique as afirmativas abaixo em V (verdadeiro) e F (falso).


( ) Manter adequados os padrões hidroeletrolítico, renal, ventilatório, gastrointestinal e hemodinâmico.


( ) O cuidado com as córneas deve incluir a oclusão correta dos olhos, realizando a hidratação dos mesmos, com colírios, Solução Fisiológica (SF0),9%, soluções lubrificantes a fim de evitar a formação de úlcera de córnea.


( ) Os cuidados hidroeletrolíticos incluem Monitorar e corrigir a hipopotassemia, hipertpotassemia, hiponatremia, hipernatremia, alterações de cálcio, fósforo e glicemia.


( ) Os cuidados hemodiâmicos devem observar o controle e correção da Hipotensão Arterial baseando-se nos valores de PVC e PA, para isso é recomendado, o uso de soluções cristaloide iso-osmóticas e solução de ringer lactato.


A sequência correta é:

A pressão venosa central (PVC) é a pressão dentro do átrio direito ou das grandes veias intratorácicas, sendo uma indicação do fluxo sanguíneo para o coração e também da capacidade do coração em recebê-lo. Em pacientes adultos, o valor considerado normal na verificação da PVC mensurada através da linha axilar media, como "zero" de referência, é:
Os transplantes de órgãos iniciaram-se no Brasil na década de 1960, a partir do que técnicas cirúrgicas têm sido desenvolvidas, equipamentos de suporte vêm sendo criados, dentre outras ações específicas. Com relação ao paciente-doador, dado o diagnóstico de morte encefálica e o consentimento familiar, o tratamento passa a ter o objetivo de manutenção da vida para aproveitamento de órgãos. Com base neste contexto, é correto afirmar que
Um jovem de 22 anos, após ser atendido no Pronto Atendimento por apresentar parada cardiorrespiratória com redução da perfusão cerebral, foi transferido para UTI, onde foi colocado em ventilação mecânica. Diante desse procedimento, o enfermeiro do setor prescreveu ações de enfermagem necessárias para prevenir possíveis complicações quanto ao uso do ventilador mecânico. Com referência às ações do enfermeiro, podemos afirmar que
Para o diagnóstico e manejo da hipertensão intra-abdominal e da síndrome compartimental abdominal é fundamental a mensuração da pressão intra-abdominal (PIA). Em relação à técnica de mensuração de PIA no adulto, marque a alternativa INCORRETA: