Questões de Concurso
Filtrar
156 Questões de concurso encontradas
Página 17 de 32
Questões por página:
A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte, julgue o item subsequente.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte procuram, desde 1997, propor um currículo mínimo para cada um dos níveis de escolarização.
No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.
A cultura visual na educação propõe que a visualidade do cotidiano (outdoors etc.) seja lida criticamente pelos alunos, a fim de que aprendam a distinguir e valorizar a arte erudita.
No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.
A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, que propõe para o ensino da arte o equilíbrio entre os pilares “fazer”, “fruir” e “contextualizar”, ainda não foi contemplada pelos principais documentos que orientam o ensino de arte (Referenciais curriculares para a Educação Infantil, PCNs‐Arte, Currículos em Movimento etc.), sendo a sua inserção na Base Nacional Curricular Comum uma das principais lutas da categoria.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). As aulas de Arte, no Ensino Fundamental e Médio, são essenciais para que todos os alunos vivenciem e aprendam:
I. a Arte como instrumento de comunicação plena de significações que estão condensadas na obra artística;
II. a perceber que toda produção artística possui tanto uma dimensão objetiva como subjetiva, porém a sua interpretação deve abrigar apenas uma visão imparcial (objetiva);
III. a observar que qualquer manifestação artística envolve extrair significações que partem da percepção de linhas cores, temas, movimentos, produzidos pelo artista e que ressoam no seu receptor.
IV. a perceber que a obra de Arte permite ao ser humano imaginar situações, fatos, ideias e sentimentos que se limitam a experiência imediata.