Filtrar


Questões por página:
A tabela a seguir corresponde aos valores encontrados para Kc em determinada temperatura, para o equilíbrio químico da ração de formação do monóxido de nitrogênio. Nesta reação, sabemos que 1 mol de gás nitrogênio no estado gasoso, reage com 1 mol de gás oxigênio no estado gasoso, formando 2 mols de monóxido de nitrogênio gasoso.
Imagem associada para resolução da questão


Diante dos valores acima, assinale a alternativa que apresenta maior concentração de monóxido de nitrogênio.



A metilamina (CH3NH2) é importante matéria-prima na indústria química. Esse composto é um gás incolor, com forte odor, sendo comumente comercializado na forma de solução aquosa. Em água, o seguinte equilíbrio químico se estabelece
CH3NH2(aq) + H2O(l) ? CH3NH3+ (aq) + OH(aq)

Sabe-se que o valor da constante de ionização da metilamina (Kb) é igual a 3,6 x 10-4 e que seu grau de ionização é inferior a 5%. Assim, uma solução aquosa de metilamina que seja comercializada com concentração 0,10mol.L-1 deve apresentar pH igual a
(Dados: log 2 = 0,30 e log 3 = 0,50)
A força de um ácido está diretamente ligada a sua capacidade de sofrer ionização. Essa força pode ser determinada experimentalmente e expressa a partir do valor da constante de ionização ácida (Ka).
Observe a tabela a seguir que contém os valores de pKa para cinco ácidos inorgânicos distintos.
ÁCIDO pKa carbônico 6,37 hipocloroso 7,53 hipobromoso 8,69 bórico 9,14 cianídrico 9,31


O ácido mais forte é o
Considere um sistema em equilíbrio formado a partir da reação entre o ácido fluorídrico e o íon oxalato, sendo Keq a constante de equilíbrio.
2HF(aq) + C2O42-(aq) ? 2F-(aq) + H2C2O4(aq) Keq
Sabe-se ainda que
(I) HF(aq) ? H+ (aq) + F (aq) K1
(II) H2C2O4 (aq) ? 2H+ (aq) + C2O4 2– (aq) K2

O valor da constante de equilíbrio Keq pode ser expresso em função das constantes K1 e K2 pela expressão
Ácido crotônico é um composto insaturado de cadeia normal. Ele é sólido, de ponto de fusão 71,6oC, e, em soluções aquosas, comporta-se como um ácido fraco, com Ka = 2x010–5.
A fórmula química que representa sua estrutura é apresentada abaixo:
36.png (125×69)

Uma solução aquosa de ácido crotônico foi preparada pela dissolução de 2,15g do ácido em água, sendo o volume final igual a 500mL.
[Dados: massas molares (em g.mol-1). C: 12; H: 1; O: 16.]
O pH dessa solução é igual a