Filtrar


Questões por página:
Em uma solução aquosa de cloreto de sódio (KCl), acrescentou-se ácido clorídrico (HCl) e, em seguida, carbonato de cálcio (CaCO3 ). Assinale a alternativa correta em relação à variação do pH da solução.
Questão Anulada
Um determinado soluto sólido tem uma solubilidade na água que pode ser descrita pela equação linear solubilidade = (T + 135) gramas do soluto/litro de água, sendo T a temperatura em graus Celsius. À temperatura ambiente (20 °C), colocou-se 400 gramas deste soluto em um recipiente com 1,5 litros de água. Em seguida, aqueceu-se a solução até 50 °C. Assinale a alternativa que apresenta a massa de soluto não dissolvida na temperatura final.
A 25 ºC, o pH da água pura e de soluções aquosas neutras é igual a 7. Assinale a única alternativa que contém um composto cuja solução aquosa tem pH menor que 7, a 25 ºC.
Nas soluções de um modo geral, é necessário apenas uma pequena quantidade de um ácido forte para alterar drasticamente o pH. Para algumas experiências, no entanto, é desejável manter um pH relativamente constante ao passo que os ácidos ou bases são adicionados à solução. Dessa maneira, os químicos usam tampões rotineiramente para moderar esse pH em uma reação. Diante do exposto assinale a alternativa que indica as características que os tampões podem assumir:

O cloreto de bromo (BrCl) é um gás amarelado e instável, utilizado como desinfetante nos sistemas de resfriamento das indústrias. Em um sistema fechado foi estabelecido o seguinte equilíbrio entre o cloreto de bromo e os produtos de sua degradação:

Considerando o Princípio de Le Chatelier, o fator que desloca este equilíbrio, favorecendo a produção de cloro, é