Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.


A capital de Mato Grosso sempre gozou da fama de ser uma cidade culta. Tal assertiva passou a constituir, para todos que a conhecem, um axioma indiscutível. O grande escritor Monteiro Lobato, ao visitá-la, em 1936, escreveu: “A elite de Cuiabá é muito fina. Cuida bastante da educação. Abundam homens de linda cultura, até filosófica”. Esse fato, quase estranho numa cidade que vivia isolada pelas distancias do resto do Brasil e do mundo, deve ter uma explicação.


Fonte: POVOAS, L. Cultura matogrossense. Revista da Academia matogrossense de letras, Mato Grosso, Ano 98,2019, p.81.


O que justificaria a explicação mencionada no texto?

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o governo de Getúlio Vargas. ( ) Através dos sindicatos, controlados pelo Ministério do Trabalho, incorporou ao Estado os trabalhadores urbanos. ( ) Aumentou a participação do Estado nos principais setores da economia do país. ( ) Implantou políticas financeiras de subsídios à produção de café, aumentando as exportações do produto e gerando divisas aplicadas na industrialização do país. ( ) Serviu-se de um notável serviço de propaganda e de um sistema de censura à imprensa. ( ) Os trabalhadores receberam alguns benefícios, garantidos com a implantação da Consolidação das Leis do Trabalho. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O slogan “O petróleo é nosso” foi parte de um movimento que defendia a exploração do petróleo por empresas nacionais e teve seu auge durante o governo de
Assinale a alternativa que evidencia o período democrático brasileiro que representou importante vitória dos setores trabalhistas, bem como uma experiência democrática única na então, recente República brasileira.
A Constituição de 1946 manteve as principais características das constituições anteriores no que se refere à organização do Estado: república; federalismo, com a relativa autonomia dos estados; a separação dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e o presidencialismo. Pode-se afirmar que essa Constituição Federal de 1946, foi a: