Filtrar


Questões por página:
“As medidas centralizadoras do governo provisório surgiram desde cedo. Em novembro de 1930, ele assumiu não só o Poder Executivo como o Legislativo, ao dissolver o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais. Todos os antigos governadores, com exceção do novo governador eleito de Minas Gerais, foram demitidos e, em seu lugar, nomeados interventores federais.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE,1995. p.333.)

A Era Vargas (1930-1945) caracterizou-se por uma forte centralização do poder. Tendo em vista os impactos da centralização na Era Vargas, marque o item correto.

Imagem associada para resolução da questão


“Na década de 1930, houve, no Brasil, um destaque para a atuação de dois grupos políticos com ideologias diferentes: um, baseado nas políticas nazi-fascistas, em que as ações e princípios que defendiam, destacavam-se: o combate ao comunismo e ao liberalismo; nacionalismo extremo; um Estado poderoso regido pelo chefe da nação. O outro, comandado pelos comunistas (principal grupo rival do Governo Vargas) reunia grupos de várias tendências, como socialistas, anarquistas e comunistas. Um dos principais grupos que a integravam era o Partido Comunista, que funcionava na clandestinidade.” Trata-se respectivamente:

“A crise mundial da década de 1930, em um mundo ainda abalado pelos problemas econômicos evidenciados em 1929, enfraqueceu as potências capitalistas centrais, permitindo que países dependentes como o Brasil diversificassem suas parcerias econômicas. Obviamente, esse jogo diplomático e comercial era complexo e arriscado, pois em um mundo cada vez mais dividido e conflagrado, era difícil se manter neutro e equidistante dos conflitos geopolíticos. No caso do Brasil, a tradicional influência inglesa e francesa era disputada por novas potências [...].” (NAPOLITANO, M. História do Brasil república. São Paulo: Contexto,2018, p.128).
O texto refere-se:

Julgue o próximo item, relativo à história do trabalho e da justiça do trabalho no Brasil.


Criador da legislação trabalhista no Brasil, Getúlio Vargas governou o país de maneira democrática durante toda a sua estadia no poder, tendo por isso grande respaldo entre os trabalhadores até os dias de hoje.

Visualizar Questão Comentada

Julgue o próximo item, relativo à história do trabalho e da justiça do trabalho no Brasil.


A Constituição de 1934 mencionava a criação da justiça do trabalho para dirimir questões entre empregadores e empregados, todavia foi somente com a Constituição de 1946 que ela passou a integrar a estrutura do Poder Judiciário brasileiro.