Filtrar


Questões por página:
“O Estado Novo Veio
para nos orientar
No Brasil não falta nada
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem foi pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar!”
(Ataulfo Alves e Felisberto Martins. Citado in DEL PRIORE, Mary. História da Gente Brasileira. Vol.3. República Memórias(1889-1950). Rio Janeiro: Editora LeYa,2017, p.154)

Analise as proposições a seguir:

I- Durante o Estado Novo, o governo não utilizava as imagens e os símbolos como propaganda política, no espaço escolar, conforme tinha acordado com a Igreja. Embora, nas representações deste Estado, a ênfase no novo era constante: o novo regime prometia criar o homem novo, a sociedade nova e o país novo.
II- Durante o Estado Novo concedeu uma série de favores à Igreja, e um “pacto moral” selou novo acordo entre Estado e Igreja. Esta se tornaria uma grande aliada na consolidação da ética cristã baseada na valorização da família, do bom comportamento em grupo, do trabalho e da obediência ao Estado.
III- A educação no Estado Novo tinha como bases ideológicas, a exaltação da nacionalidade, críticas ao liberalismo, ao comunismo e uma forte valorização do ensino profissional, servindo como meio de melhoria de vida para a população.

É CORRETO o que se afirma em:
“É bom ressaltar, que uma das imagens mais frequentes a que discursos estado-novistas recorriam para caracterizar o processo de construção do Estado Nacional, era o da formação de uma grande família.” (GOMES, Ângela de Castro. A política brasileira em busca da modernidade na fronteira entre o público e o privado in Lilia M. Schwarcz. (Organizadora do volume) História da Vida Privada no Brasil 4. Contrastes da intimidade contemporânea. SP. Companhia das Letras. Ano 1998 p.527)
Considerando a Era Vargas, analise as proposições a seguir:
I- A obra política de Vargas, com destaque para a social-trabalhista, era apresentada como testemunho de um equilíbrio perfeito entre razão e emoção, que levava as leis da era Vargas a serem ditadas pela sabedoria – era o absolutismo da razão somado ao despotismo da emoção. II- O queremismo foi, um dos grandes indicadores da popularidade de Vargas. Popularidade esta que vinha sendo cultivada em várias festas, que assumiam contornos ritualizados como o Dia do Trabalho, desde o início dos anos 40. III- A base do modelo corporativista implantado por Vargas na década de 30, condenava a participação do povo com suas organizações, sendo elas as associações profissionais, ou os sindicatos que se tornaram pelegas, diante da realidade nacional.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre a inserção e expansão do pentecostalismo no Brasil é CORRETO afirmar:
As crises que se agravaram nos últimos anos, em várias partes do Globo, têm provocado crises imigratórias em vários países, atingindo em vários momentos o Brasil. Sírios, haitianos, bolivianos, equatorianos, afegãos e venezuelanos, são alguns desses exemplos.
Vários setores do empresariado brasileiro teceram várias críticas quando os governos brasileiros procuraram prestar ajuda aos imigrantes, em especial em relação à legislação trabalhista brasileira, defendendo sua flexibilização.
Pode-se afirmar acerca das Leis trabalhistas brasileiras, agrupadas na CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas –, implantadas em 1943 durante o Estado Novo (1937 – 1945), que:
Foi durante o Estado Novo (1937-1945) que Getúlio Vargas demonstrou sua face autoritária de governar o Brasil, implantando uma série de medidas visando a consolidar seu poder extremo.
Acerca dessas medidas, pode-se destacar o/a: