Filtrar


Questões por página:

Em relação ao governo Vargas (1930-1945), julgue o item subsequente.


A Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento liderado por Plínio Salgado na década de 1930, incorporou elementos de discriminação contra judeus em sua ideologia, inspirada em parte no fascismo europeu da época.

Visualizar Questão Comentada

Em relação ao governo Vargas (1930-1945), julgue o item subsequente.


Os institutos de aposentadoria e pensões foram fundados ainda no governo provisório de Vargas como forma de unificar o sistema de previdência social, sob a gestão do recém-criado Ministério do Trabalho.

Visualizar Questão Comentada
“As medidas centralizadoras do governo provisório surgiram desde cedo. Em novembro de 1930, ele assumiu não só o Poder Executivo como o Legislativo, ao dissolver o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais. Todos os antigos governadores, com exceção do novo governador eleito de Minas Gerais, foram demitidos e, em seu lugar, nomeados interventores federais.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE,1995. p.333.)

A Era Vargas (1930-1945) caracterizou-se por uma forte centralização do poder. Tendo em vista os impactos da centralização na Era Vargas, marque o item correto.
Visualizar Questão Comentada

Imagem associada para resolução da questão


“Na década de 1930, houve, no Brasil, um destaque para a atuação de dois grupos políticos com ideologias diferentes: um, baseado nas políticas nazi-fascistas, em que as ações e princípios que defendiam, destacavam-se: o combate ao comunismo e ao liberalismo; nacionalismo extremo; um Estado poderoso regido pelo chefe da nação. O outro, comandado pelos comunistas (principal grupo rival do Governo Vargas) reunia grupos de várias tendências, como socialistas, anarquistas e comunistas. Um dos principais grupos que a integravam era o Partido Comunista, que funcionava na clandestinidade.” Trata-se respectivamente:

Visualizar Questão Comentada
“A crise mundial da década de 1930, em um mundo ainda abalado pelos problemas econômicos evidenciados em 1929, enfraqueceu as potências capitalistas centrais, permitindo que países dependentes como o Brasil diversificassem suas parcerias econômicas. Obviamente, esse jogo diplomático e comercial era complexo e arriscado, pois em um mundo cada vez mais dividido e conflagrado, era difícil se manter neutro e equidistante dos conflitos geopolíticos. No caso do Brasil, a tradicional influência inglesa e francesa era disputada por novas potências [...].” (NAPOLITANO, M. História do Brasil república. São Paulo: Contexto,2018, p.128).
O texto refere-se:
Visualizar Questão Comentada