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As coordenadas a seguir são necessárias para o deslocamento do ponto 1 para o 5:


Ponto 1 – Lat.: 25º25’03,56” S e Long.: 49º15’37,15” W.Gr.

Ponto 2 – Lat.: 25º25’03,01” S e Long.: 49º15’32,03” W.Gr.

Ponto 3 – Lat.: 25º25’07,31” S e Long.: 49º15’33,77” W.Gr.

Ponto 4 – Lat.: 25º25’14,16” S e Long.: 49º15’24,17” W.Gr.

Ponto 5 – Lat.: 25º25’11,91” S e Long.: 49º15’23,01” W.Gr.


Com base nas coordenadas dos pontos de ligação entre 1 e 5 é correto afirmar que as direções a serem seguidas para realizar o trajeto são:

Ao selecionar um terreno, um comprador observou pela planta do loteamento que esse lote apresentava as seguintes medidas: 1 cm (frente) por 2 cm (lateral). A área informada era de 800 m2 . Considerando as medidas observadas, assinale a alternativa que apresenta a escala da planta do loteamento.
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A respeito das afirmações constantes dos itens I a V, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que:
Assinale a alternativa em que um dos princípios metodológico da Geografia está descrito de forma errada.

A partir dos anos 1990, geógrafos e outros cientistas sociais promoveram um amplo debate acerca da escala. Desse debate decorrem duas grandes visões sobre o conceito.

A primeira considera cada escala como o limite que encerra um espaço absoluto particular, a região ou o estado-nação, por exemplo.

A segunda visão não supõe o fechamento de espaços, mas descreve como as redes são estruturadas, geralmente em termos de linhas e nós. Nessa abordagem, as escalas são representadas pelo comprimento relativo das linhas que conectam vários nós – linhas mais longas são normalmente usadas para representar a escala global, enquanto linhas mais curtas representam escalas nacionais ou regionais.

Adaptado de: HEROD, Andrew. Scale. Nova Iorque: Routledge, 2011

A segunda visão acerca do conceito de escala, destacada no texto acima, corresponde a uma abordagem: