Filtrar


Questões por página:
O transtorno de personalidade esquizotípica difere do transtorno de personalidade esquizoide por apresentar

Uma mulher, de quarenta e sete anos de idade, relatou que, há cerca de dois meses, começou a ser perseguida no trabalho. Ela afirma que é tratada com hostilidade por sua chefe e que é motivo de piada entre seus colegas. A paciente foi levada a um consultório médico por uma colega de trabalho, que negou todos os fatos. No exame psíquico, a paciente apresentava-se vígil; com vestes adequadas; atenção e memória preservadas; discurso coerente, sem alterações na forma; humor não polarizado, sem alterações sensoperceptivas; e pragmatismo preservado. Ademais, constatou-se que, apesar do grande sofrimento emocional, ela conseguia executar as suas atividades de trabalho de forma satisfatória. Não havia histórico de uso de substâncias psicoativas e o exame físico se mostrou inalterado.


Nesse caso clínico, o diagnóstico mais provável é de

Acerca dos transtornos psicóticos, assinale a opção correta.
Paciente com diagnóstico de esquizofrenia há 30 anos, em uso de haloperidol 20mg/dia, apresenta movimentos repetitivos e involuntários periorais e de extremidades, marcha parkinsoniana e tremor de extremidades. Qual a conduta mais adequada?
Analise as afirmativas a seguir sobre sintomas de primeira ordem para esquizofrenia ou de Kurt Schneider e marque a CORRETA.