Filtrar


Questões por página:
Paciente internado na ala psiquiátrica de um hospital geral recebe visita da esposa; porém, relata que aquela é, na verdade, uma impostora, fisicamente idêntica, mas psicologicamente diferente da sua verdadeira companheira. O paciente tem diagnóstico de esquizofrenia. Em relação ao quadro hipotético apresentado, trata-se da síndrome de:
Paciente, sexo masculino,56 anos, quadro de esquizofrenia desde os 20 anos. Apresenta obesidade e diabetes mellitus tipo II. Está sem fazer uso de medicação antipsicótica para o quadro; apresenta sintomas positivos. Histórico de SEP com uso de risperidona na dose de 1 mg. Qual a medicação mais indicada para o quadro?
mostrar texto associado
Com base nos sintomas apresentados por Murtha, aponte qual abordagem terapêutica é considerada mais apropriada para o manejo inicial de seu quadro clínico:
mostrar texto associado
Considerando os avanços recentes no entendimento das psicoses, indique qual teoria etiológica poderia oferecer uma explicação para o desenvolvimento tardio de sintomas psicóticos em uma paciente como Murtha, sem histórico prévio de doença mental:
mostrar texto associado
No contexto da avaliação de Murtha, identifique qual dos seguintes exames complementares é fundamental para excluir causas orgânicas que possam mimetizar ou exacerbar sintomas psicóticos: