Filtrar


Questões por página:

A esquizofrenia é um transtorno mental grave caracterizado por sintomas que afetam o pensamento, as emoções e o comportamento. Sobre as manifestações clínicas da esquizofrenia, analise as afirmativas a seguir:

I.Delírios e alucinações são considerados sintomas positivos.
II.Embotamento afetivo e pobreza de discurso são exemplos de sintomas negativos.
III.O início da esquizofrenia costuma ocorrer mais precocemente em mulheres do que em homens.
IV.Sintomas cognitivos podem incluir prejuízos na atenção, na memória e nas funções executivas.

É correto o que se afirma em:
Josué é um adolescente cis branco de 17 anos, solteiro. Vem acompanhado da mãe para consulta de retorno. Josué já está em acompanhamento no ambulatório de psiquiatria há 2 anos, desde que teve sua primeira crise psicótica. Após trocar de medicação diversas vezes, já tendo tentado Quetiapina, Risperidona e Aripiprazol, você e o restante da equipe conseguiram atingir um controle aceitável dos sintomas psicóticos com Olanzapina na dose de 20 mg ao dia, tendo o último ajuste de dose sido há 2 semanas. Josué relata que está feliz de quase não ser mais incomodado pelas vozes, mas a mãe percebeu que ele tem tido dificuldade de caminhar e está com tremores intensos nas mãos. À inspeção, você percebe tremor de extremidades acentuado quando ele move os braços, além de pronunciada rigidez nos movimentos. A marcha também é bastante lentificada. Apesar dessas alterações, o paciente se apresenta vigil e contactante. Dentre as alternativas abaixo, qual seria a abordagem mais adequada nesse cenário?
Roger é um adolescente trans branco de 17 anos, solteiro. Há 1 mês teve seu primeiro episódio psicótico, sem gatilho esclarecido. Dizia que estava sendo perseguido pelo FBI porque queriam prender o demônio que estava dentro dele; também ouvia vozes que lhe davam ordens para se ferir. Buscou atendimento psiquiátrico acompanhado dos pais há 1 semana e lhe prescreveram Haloperidol 1 mg 1 vez ao dia. Ele retorna hoje com você para reavaliação. Roger relata que as vozes já diminuíram bastante, já não o incomodam tanto. Porém, o que o mais tem incomodado é uma sensação intensa de inquietação que surgiu na última semana: não consegue ficar parado ou sentado em nenhum momento do dia e tem sido muito difícil para dormir. Nega uso de álcool ou outras drogas, faz uso contínuo apenas de bombinha para asma. Ao exame psíquico, paciente bastante agitado, levanta-se da cadeira algumas vezes durante a consulta, mexendo bastante as mãos e os pés; sem sinais indiretos de alteração de sensopercepção; discurso ainda com conteúdo delirante relacionado ao FBI. Diante da sua avaliação clínica, o mais adequado seria:

De acordo com Kurt Schneider são sintomas de primeira ordem da esquizofrenia, EXCETO:

O tipo de delirium definido pela presença de apatia e redução da capacidade de respostas e que há evidências de que esteja relacionado à maior mortalidade e que infelizmente, é o tipo menos diagnosticado e, muitas vezes, é confundido com depressão é: