Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Leia o texto 'SOLO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Segundo o texto, os piores tipos de estrada são aqueles que estão em solo siltoso, que formam grandes atoleiros quando chove e, na época das secas, fazem muita poeira.

II. O solo arenoso é o tipo de solo composto predominantemente por matéria orgânica em decomposição, detritos carregados pela chuva e sedimentos de rocha calcária, de acordo com o texto.

III. O solo arenoso requer fundações profundas com estacas, geralmente de aço ou concreto armado, para garantir a segurança da estrutura, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Sobre terraplanagem, analise as afirmações:
I) A escavação é um processo empregado para romper a compacidade do solo em seu estado natural tornando possível o seu manuseio. II) O transporte é a movimentação de terra do local escavado para o local onde será depositado em definitivo e posterior retorno do equipamento descarregado. III) A raspagem é a execução do aterro propriamente dito, seguido da operação de adensamento do solo.
A principal distinção entre os pavimentos flexíveis e rígidos de uma estrada é:
O projeto geométrico de uma rodovia é composto, em planta, por diversos trechos retilíneos, conectados por curvas, que podem ser circulares ou de transição. Seguindo a ordem de estaqueamento da estrada, os pontos notáveis da curva de transição são denominados de:

A tabela a seguir mostra o movimento de terra ao longo do eixo de uma estrada:

Imagem associada para resolução da questão


Considera-se que 80% do material de corte pode ser reaproveitado para reaterros ao longo de qualquer um dos trechos da estrada. O empolamento do material escavado é de 30%, e o material reaproveitado assume o mesmo grau de compactação que no terreno original.

Com base nessas informações, o volume de material que deve ser levado para um bota-fora é de: