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De acordo com o Manual de Pavimentação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A largura do revestimento para classe especial de rodovias, nas regiões planas, onduladas montanhosas ou escarpadas é 6,00m.

( ) Leito é o terreno de fundação do pavimento.

( ) Sub-base é a camada complementar à base, quando por circunstâncias técnico- econômicas não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização.

( ) Revestimento é a camada, tanto quanto possível impermeável, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos e destinada a melhorá-la quanto à comodidade e segurança e a resistir ao desgaste.

( ) Regularização é a superfície obtida pela terraplenagem ou obra-de-arte e conformada ao seu greide e perfis transversais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Após o aparecimento de patologias e vícios construtivos em uma edificação de múltiplos pavimentos, um engenheiro civil foi contratado para realização de laudo técnico, o qual apresentou como causa a movimentação vertical descendente de elemento estrutural. Assinale a alternativa que apresenta o termo técnico para definição do fenômeno ocorrido.
Na fase de elaboração do projeto geométrico de uma rodovia sabe-se que, curvas dotadas de raios muito grandes apresentam dificuldades para serem percorridas e que seu uso deverá ser evitado. Isso ocorre devido a pequena deflexão unitária que se verifica, muitas vezes, inferior ao grau de sensibilidade das rodas dianteiras dos veículos, face a atuação do motorista sobre o volante. Dessa forma, marque a opção correta quanto ao limite máximo permitido para o raio de curvas horizontais em projetos rodoviários.

Para controle e execução de serviços é importante entender a metodologia de execução dos mesmos.

 

Por exemplo, considerando a execução de pavimentação em paralelepípedo ou peças pré-moldadas de concreto, assinale a alternativa correta.

Na figura a seguir, que representa a estrutura de pavimento flexível de uma rodovia, a última camada superior é a camada de revestimento asfáltico.
Imagem associada para resolução da questão

Nessa situação, a partir do revestimento asfáltico, as demais camadas são, respectivamente, denominadas