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Acerca das especificações de serviços que compõem uma obra rodoviária, julgue o item a seguir.


Em razão do baixo custo de implantação, da maior permeabilidade e da necessidade de manutenção com menor frequência, as sarjetas e valetas com revestimento vegetal são a solução mais utilizada em projetos de drenagem de rodovias.

Na fase de elaboração do projeto geométrico de uma rodovia sabe-se que, curvas dotadas de raios muito grandes apresentam dificuldades para serem percorridas e que seu uso deverá ser evitado. Isso ocorre devido a pequena deflexão unitária que se verifica, muitas vezes, inferior ao grau de sensibilidade das rodas dianteiras dos veículos, face a atuação do motorista sobre o volante. Dessa forma, marque a opção correta quanto ao limite máximo permitido para o raio de curvas horizontais em projetos rodoviários.
O ensaio CBR (Californian bearing ratio), também chamado de índice de suporte Califórnia (ISC), é adotado em obras rodoviárias com o objetivo de avaliar
A plantação de gramíneas e a execução de patamares em taludes de obras de terraplenagem de rodovias têm por objetivo
mostrar texto associado

Leia o texto 'SOLO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. São comuns a erosão e a desagregação natural no solo siltoso devido à elevada concentração de partículas minerais nesse solo, portanto, esse tipo de solo demanda menores cuidados com a manutenção, de acordo com o texto.

II. As estradas construídas em solo arenoso apresentam a vantagem de não se tornarem um lamaçal na época das chuvas e não levantam poeira nos períodos de seca, de acordo com o texto.

III. O texto afirma que, no solo argiloso, as fundações rasas são as mais utilizadas, e que, caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. No entanto, para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado.


Marque a alternativa CORRETA: