Filtrar


Questões por página:
Segundo Mintzberg et al. (2010), a escola de posicionamento considera a formulação de estratégia como um processo analítico. Assim, ela busca selecionar estratégias específicas como posições tangíveis em mercados competitivos. Nela, vários enfoques ficaram famosos e são utilizados até os dias atuais. Podemos destacar: matriz de crescimento-participação do BCG (Boston Consulting Group), curva de experiência, modelo de Porter de análise competitiva; cadeia de valor de Porter; e matriz de pesquisa de conteúdo de estratégia, dentre outros.
Sobre essa escola de estratégia, assinale a alternativa CORRETA.
A gestão estratégica é uma das áreas do campo da gestão de maior destaque e relevância. A gestão estratégica é relevante
Visualizar Questão Comentada
Faz parte da gestão estratégica o estabelecimento da estratégia empresarial. Assinale a alternativa que apresenta como podem ser denominadas as estratégias empresariais.
Porter propôs três estratégias genéricas a serem seguidas pelas organizações: diferenciação, custo e foco. Analise as afirmativas a seguir sobre as estratégias genéricas de Porter.
I. A diferenciação consiste em buscar atuar em diferentes mercados para garantir maior volume de vendas. II. A liderança de custo consiste em baixar os custos para oferecer um produto ou serviço mais barato. III. O foco consiste em escolher um nicho ou segmento de mercado e concentrar-se nele.
Assinale a alternativa CORRETA.
A estratégia competitiva de Porter que consiste em direcionar os esforços de uma empresa para um segmento específico do mercado, grupo de clientes ou uma região geográfica, sob o pressuposto de que a empresa será capaz de atender melhor seu alvo estratégico do que os concorrentes que atuam em toda a indústria, é a estratégia denominada