Filtrar


Questões por página:
O eixo 2 do Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres (PDPM) refere-se à educação para a igualdade. Um dos objetivos dessa temática é

I aumentar o número de cursos, palestras e treinamentos para a formação e a profissionalização de mulheres.
II garantir o acesso, a permanência e o sucesso de jovens e mulheres à educação de qualidade, com atenção aos grupos com baixa escolaridade.
III promover o acesso e a permanência de mulheres na educação formal, ao longo da vida, para fortalecer a formação e oportunizar o acesso ao mercado de trabalho e à sua autonomia econômica.

Assinale a opção correta.
De acordo com Neumann e Ribeiro (2020), a extrema pobreza em que vivem muitas negras e negros, no Brasil, é estrutural, tem cor e gênero. Os dados da Síntese dos Indicadores Sociais de 2018 lançados pelo IBGE trazem a proporção de pessoas residentes em domicílios com restrição de acesso à educação, à proteção social, às condições de moradia, aos serviços de saneamento básico e comunicação (internet).
A partir do afirmado por elas, assinale a alternativa que apresenta um dado correto relacionado a esse cenário.
Segundo a Política de Educação Antirracista na Secretaria Municipal de Educação, algumas concepções e ações podem auxiliar a compreender como se sustentam e se reproduzem o racismo e o privilégio branco, por exemplo:
István Mészáros (2002) apresentou uma reflexão particular sobre os limites da sociedade capitalista. Tanto na dimensão econômica quanto na dimensão ambiental, o autor húngaro indicou que estamos vivendo o momento da ativação dos limites absolutos do capital, como parte de sua crise estrutural. Considerando essa abordagem, qual das seguintes alternativas NÃO apresenta uma repercussão das relações sociais orientadas pelo capital?
De acordo com a contribuição de Helena Hirata e Daniele Kergoat (1994) no conhecido artigo “A classe operária tem dois sexos”, assinale a alternativa correta sobre a relação entre classe e gênero.