Questões de Concurso
Filtrar
126 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 26
Questões por página:
Observe a imagem.
Gráfico 3
Chances Estimadas de Homens Brancos e Negros se Tornarem
Profissionais ou Administradores ao Invés de Trabalhadores Rurais
por Anos de Escolaridade
(Modelo 2 – Tabela 4), Brasil 1996
Anos de Escolaridade
Fonte: Elaboração do autor a partir dos modelos estimados com base nos
dados da PNAD 91996).
(RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Classe, raça e mobilidade social
no Brasil. Dados, v.49, p.833-873,2006).
No gráfico acima o sociólogo Carlos Antonio da Costa Ribeiro apresenta os resultados de sua pesquisa sobre Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil. A partir da análise do gráfico observe as afirmações a seguir:
I Ainda que com os mesmos anos de escolaridade, homens brancos têm maiores chances de tornarem-se profissionais ou administradores que homens negros.
II Considerando a diferença de chances para homens brancos e negros tornarem-se profissionais ou administradores ao final da trajetória escolar indica que o racismo estrutural possui grande peso na explicação do fenômeno.
III A comprovação de que homens negros e brancos podem alcançar o mesmo número de anos de escolaridade demonstra que o problema do racismo no Brasil não está relacionado a questões estruturais, e sim ao preconceito racial.
Sobre as afirmativas acima, apenas
Para o Sociólogo francês Émile Durkheim, existiriam dois tipos de consciência: a individual, marcada pelo que possuímos de pessoal e particular e a coletiva, que representaria a sociedade e que manifestaria a coletividade a qual pertencemos. O conceito de consciência coletiva vincula-se, assim, a um tema que ocupou grande espaço nas preocupações teóricas de Émile Durkheim, a coesão social e esta, por conseguinte, ao tema da divisão do trabalho e das solidariedades. Tendo em vista as categorias consciência coletiva, coesão social e solidariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Para Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
( ) A divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
( ) O sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
( ) A solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade mecânica.
( ) As sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O conceito de estratificação social é utilizado para indicar o sistema de desigualdades estruturais de uma sociedade, a partir de dois aspectos: o distributivo, relativo à acumulação das recompensas materiais e simbólicas obtidas por indivíduos e grupos de uma sociedade; e o relacional, que diz respeito às relações de poder vigentes entre os grupos sociais.
Adapatado de BAGNASCO, A. Sociologia.
I concetti di base. Bologna: Il Mulino,2013.
A partir do trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito dos paradigmas de pesquisa sobre a estratificação social.
I. Para as teorias funcionalistas, a estratificação social é um instrumento de perpetuação do poder de grupos hegemônicos em relação a grupos subalternos, sendo própria de sociedades industrializadas.
II. Para as teorias do conflito marxistas, a estratificação social é construída no âmbito das relações de produção e de propriedade, em um contexto de disputas contínuas.
III. Para a teoria do conflito weberiana, a estratificação social é multidimensional, uma vez que a estrutura social se organiza a partir das esferas econômica, política e cultural.
Está correto o que se afirma em