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A teoria da democracia racial, derivada a partir da hipótese de pesquisa desenvolvida por Gilberto Freyre, principalmente com sua obra “Casa-Grande e Senzala”, pode ser relacionada à política de cotas implementada nos institutos federais a partir da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dentre as opções abaixo, marque a CORRETA em relação aos conteúdos do enunciado acima.

A questão racial na educação escolar é abordada por Nelson Piletti e Walter Praxedes (2010). Marque (V) para as sentenças VERDADEIRAS e (F) para as sentenças FALSAS, segundo o texto dos autores citados.

( ) Alguns mecanismos racistas são incorporados pelos próprios negros para justificar a desigualdade social.

( ) As políticas de diversidade cultural na educação se concentram na adoção de cotas sociais e raciais, ao promover o acesso de grupos socioculturais contra-hegemônicos.

( ) O “racismo à brasileira”, expressão dos autores que se aproxima do conceito de “democracia racial” de Gilberto Freyre, destaca como as relações sociais alimentam, em grande medida, a invisibilidade das relações racistas no Brasil.

( ) As ideias de universalidade do conhecimento e da supremacia cultural utilizadas pelos dominantes dependem da aceitação por parte dos dominados de certos valores e concepções.

( ) Dada a situação crítica no Brasil, a adoção de cotas afirmativas são suficientes para resolver o modelo educacional racista do país.

A sequência CORRETA é:

Abramovay, em seus estudos acerca de juventude e sexualidade, debate as questões de racismo, gênero e discriminação.
Acerca da homossexualidade e de acordo com a autora, afirma-se:
A noção de gênero tem passado por um processo de transformação, assim como as concepções de sexualidade. Conforme Giddens, nas sociedades tradicionais, a sexualidade estava relacionada à reprodução, determinada em função da heterossexualidade e da monogamia nas relações matrimoniais.
Conforme o autor é correto afirmar que
Modernidade líquida é um termo cunhado por Bauman para definir o mundo globalizado. Para o autor, vivemos em tempos líquidos em que nada foi feito para durar. A partir da ideia de modernidade líquida, são feitas as seguintes afirmações:
I. As redes sociais significam uma nova maneira de manter contatos e de criar vínculos, porém o diálogo não é real, já que os indivíduos tendem a se proteger em grupos fechados, evitando o controverso.
II. Para Bauman, os laços de uma sociedade agora se dão em rede e não mais em comunidade.
III. Na modernidade líquida, os vínculos humanos podem ser rompidos a qualquer momento e gerar uma predisposição ao isolamento social.
IV. Para Bauman, o século 20 passou de uma sociedade de produção para uma sociedade de consumo.
Estão corretas as afirmativas