Filtrar


Questões por página:
Leia o texto a seguir.

Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […].
(Claude Lévi-Strauss. Raça e História.3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)
O que determina a diferença cultural entre os povos?
Para responder à questão, leia o texto a seguir.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Estima-se que mais de dois milhões de mulheres são espancadas a cada ano por maridos ou namorados, atuais ou antigos.

(BRYM, R. J. et al. Sexualidade e gênero. In: BRYM, R. J. et al. Sociologia, sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning,2008)

Sob a perspectiva sociológica, quais são as causas da violência de gênero?
O etnocentrismo como uma postura que avalia os outros a partir dos valores de sua própria cultura está associado a práticas sociais de
Leia o texto a seguir: “No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul,20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial". (Disponível em: < http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=3&p_sec ao=59 > Acesso em: 19 abril 2014.) Com base no texto é possível relacioná-lo à discriminação com a população:
Observe a figura e leia o texto a seguir:

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 1º
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


Artigo 2º

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Não será tampouco feita qualquer distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo 3º
Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.


Artigo 4º

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas
(Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declar....html > Acesso em: 19 abril 2014.)

Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre os valores humanos, a ética e a moral, considere as afirmativas a seguir:

I - Em determinado país que não possui leis contra a exploração do trabalho infantil, se uma empresa utilizar-se desta prática, estará sendo ética, por estar amparada juridicamente, mas não estará sendo moralmente correta.
II - Em países que possuem leis claras contra a exploração do trabalho infantil, se alguém utilizar- se desta forma de labuta para obter lucros, estará isento de moral e de ética.
III - O fato de um País possuir leis que condenam o trabalho infantil caracteriza um dos elementos da moral desse País e relaciona-se com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Assinale a alternativa correta: