Filtrar


Questões por página:
"O conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua própria vida; pode-se chamá-lo de consciência coletiva ou comum. (...) Com efeito, ela independe das condições particulares em que se encontram os indivíduos; estes passam e ela permanece”. (DURKHEIM, Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo : Ática,1978, p.74).
Para o Sociólogo francês Émile Durkheim, existiriam dois tipos de consciência: a individual, marcada pelo que possuímos de pessoal e particular e a coletiva, que representaria a sociedade e que manifestaria a coletividade a qual pertencemos. O conceito de consciência coletiva vincula-se, assim, a um tema que ocupou grande espaço nas preocupações teóricas de Émile Durkheim, a coesão social e esta, por conseguinte, ao tema da divisão do trabalho e das solidariedades. Tendo em vista as categorias consciência coletiva, coesão social e solidariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
( ) A divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
( ) O sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
( ) A solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade mecânica.
( ) As sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Charles Wright Mills (1916-1962) foi um sociólogo americano conhecido por traçar uma importante reflexão sobre algumas das tradicionais dicotomias ocidentais, pensando a relação entre público-privado e individuo-sociedade através do conceito de “imaginação sociológica”. Tal categoria era central para o entendimento que Mills possuía da reflexão sociológica, pois, para o autor ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
“Todo mundo sabe onde está colocada a honra da mulher. Não é segredo para ninguém que a honra da mulher, o seu caráter, o seu idealismo, a sua consciência, todos os sentimentos, enfim, que a distinguem da vaca ou da cadela, foram colocados, por convenção dos homens, justamente na parte do corpo que mais a aproxima desses animais. Os homens, no afã de conseguirem um meio prático de dominar a mulher, colocam-lhe a honra entre as pernas”.
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
“Contra a ideologia carismática segundo a qual os gostos, em matéria de cultura legítima, são considerados um dom da natureza, a observação científica mostra que as necessidades culturais são o produto da educação. A pesquisa estabelece que todas as práticas culturais (frequência aos museus, concertos, exposições, leituras) e as preferências em matéria de literatura, pintura ou música, estão estreitamente associadas ao nível de instrução e, secundariamente, à origem social. A hierarquia socialmente reconhecida das artes - e, no interior de cada uma delas -, dos gêneros, escolas ou épocas, corresponde à hierarquia social dos consumidores. Eis o que predispõe os gostos a funcionar como marcadores privilegiados da ‘classe’”.
Adaptado de BOURDIEU, Pierre. A Distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk,2007, p.9.
Do ponto de vista teórico-metodológico, as proposições de Pierre Bourdieu tiveram enorme impacto no uso da arte no ensino de sociologia, ao
Em uma das primeiras aulas de sociologia no Ensino Médio, o docente propõe um exercício de desnaturalização da instituição escolar, partindo da leitura do trecho a seguir sobre a escola:
“É provavelmente por um efeito de inércia cultural que continuamos tomando o sistema escolar como um fator de mobilidade social, segundo a ideologia da “escola libertadora”, quando, ao contrário, tudo tende a mostrar que ele é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidade às desigualdades sociais, e sanciona a herança cultural e o dom social tratado como dom natural.”
BOURDIEU, P. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes,2007, p.41.
Com base no trecho, os alunos concluem que, para o autor, a educação escolar é um instrumento de