Filtrar


Questões por página:
O modelo organizacional depende das características internas da organização e do contexto no qual opera e podem ser representados por um continuum entre dois tipos ideais de modelos organizacionais. Quais são esses tipos ideais de modelos organizacionais?
Determinada indústria de fabricação de peças automotivas com o objetivo de melhorar a eficiência de seus processos decidiu implementar algumas ferramentas de análise organizacional. Considerando que após uma avaliação detalhada ficou estabelecido empregar Fluxograma, Formulário, Layout, Manuais e Análise de Distribuição de Tarefas (ADT) aos cenários pretendidos pela empresa.
1. ADT. 2. Fluxograma. 3. Formulário. 4. Layout. 5. Manuais.

( ) Reorganizar o layout de uma de suas fábricas para melhorar a eficiência e reduzir o tempo de deslocamento dos funcionários durante a produção.
( ) Criar um guia abrangente que descreva todas as políticas, procedimentos e diretrizes internas para padronizar as práticas em todas as áreas de negócio.
( ) Enfrentar problemas de comunicação interna. A equipe de recursos humanos precisa coletar informações consistentes sobre as atividades dos funcionários, suas responsabilidades e requisitos para atualizar o banco de dados de descrições de cargos.
( ) Identificar uma posição-chave que precisa ser preenchida; analisar tarefas e responsabilidades associadas ao cargo para atrair os candidatos mais adequados.
( ) Perceber que o fluxo de produção em uma de suas linhas de montagem está confuso e ineficiente; visualizar claramente as etapas do processo; identificar gargalos; e, aprimorar o fluxo geral.

A sequência está correta em
A estrutura organizacional formal é apresentada pelo organograma, possibilitando visualizar como estão distribuídas as funções, os níveis hierárquicos, as linhas de comando, as autoridades, as responsabilidades, as interrelações entre as partes e os canais de comunicação.
(DIAS,2012.)

Considerando as formas de estrutura e organização, é possível afirmar que o tipo de estrutura organizacional por processos possui como característica o agrupamento
Tom, Jorge e Francisco são servidores públicos lotados na Coordenadoria de Projetos, na Coordenadoria de Cultura e Arte e na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas de uma mesma universidade federal, respectivamente. Embora não trabalhem no mesmo setor, é comum conversarem nos intervalos ou quando se encontram pelos corredores da universidade. Eles se conheceram durante um curso oferecido aos servidores e passaram a interagir ao descobrirem que, além de torcerem pelo mesmo time de futebol, ainda atuam como voluntários numa mesma organização não governamental.
Com base no tema “organização informal”, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Tom, Jorge e Francisco atuam em pelo menos um grupo formal e um grupo informal na universidade em que trabalham.
( ) A identificação de interesses comuns, um dos fatores que condicionam a formação de grupos informais, permitiu que Tom, Jorge e Francisco passassem a formar um grupo informal dentro da universidade em que atuam.
( ) Há uma tendência de que o grupo formado por Tom, Jorge e Francisco afete negativamente o desempenho nos seus grupos formais de origem.
( ) Tom, Jorge e Francisco não formam um grupo informal, pois não há como constatar se pertencem ao mesmo nível organizacional.
( ) O grupo formado por Tom, Jorge e Francisco transcende a organização formal da qual fazem parte.
A respeito da divisão entre atividades técnicas e gerenciais em uma organização, analise a figura e as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Imagem associada para resolução da questão

I. O gerente de primeira linha gasta mais tempo em atividades gerenciais do que em atividades técnicas.
II. Conforme o indivíduo progride na organização, as atividades gerenciais aumentam, reduzindo o envolvimento dele nas atividades técnicas.
III. Ao chegar à direção, o indivíduo despende a maior porção de seu tempo em atividades técnicas, reduzindo drasticamente seu tempo em atividades gerenciais.