Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir em relação aos modelos organizacionais.
I. O modelo de estrutura simples é caracterizado por baixo grau de departamentalização e pouca formalização. II. A burocracia apresenta centralização da autoridade e pequena amplitude de controle. III. A estrutura matricial combina duas formas de departamentalização e tem cadeia única de comando.
Assinale a alternativa CORRETA.


Departamentalização é o agrupamento de atividades e correspondentes recursos humanos, financeiros, técnicos, materiais e equipamentos em unidades organizacionais, de acordo com critérios de homogeneidade especificados. O organograma, por sua vez, é a representação gráfica da estrutura organizacional. Diante disso, observe a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


O tipo de departamentalização apresentada no organograma acima é a

Uma organização existe para gerar bens ou serviços, e para isso a produção precisa basear-se em divisão do trabalho, ou seja, a forma como um processo pode ser decomposto em uma série de tarefas menores. O desenho do processo administrativo, no entanto, começa por este princípio e orienta-se pela boa execução das variáveis básicas da Administração, que são:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Como função da governança, a gestão estratégica incorpora a gestão de riscos para identificar, avaliar e gerenciar as metas, os prazos e as necessidades internas e operacionais da entidade. Na perspectiva estratégica, o gerenciamento de riscos também é responsável por processos como a elaboração de cronogramas, de orçamentos e a avaliação da equipe.

II. A cadeia de valor é uma ferramenta de diagnóstico e gestão que permite representar uma organização como um conjunto de subsistemas (atividades), com entradas (insumos), processos de transformação e saídas (produtos). A forma como as atividades da cadeia de valor é organizada e executada determina os custos e afeta os resultados da organização. A decomposição da cadeia de valor em atividades permite analisar suas forças e fraquezas, fontes de custo, indicadores e o potencial de melhoria dos macroprocessos da instituição. Permite também identificar sobreposições, lacunas e deficiências nas atividades da organização, criando oportunidades para integrar, coordenar e melhorar processos e sistemas.

III. O planejamento estratégico é um processo de análise, de criação de alternativas e de tomada de decisão sobre o que é a organização, o que ela faz, e por que ela o faz. Além de alocar recursos, essas decisões servem para alinhar propósitos, programas, projetos, pessoas, estruturas e suporte político em prol de objetivos definidos. O produto do planejamento estratégico é um plano, que documenta os desafios, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e as ações necessárias para alcançar uma situação futura desejada pela instituição.

Marque a alternativa CORRETA:
A análise de um sistema administrativo não é feita através de regras pré-definidas. Ela requer do administrador o conhecimento de técnicas adequadas e grande dose de bom senso para discernir entre cursos alternativos de ação e equacionar a racionalização administrativa. Os sistemas devem apresentar certas características, as quais proporcionarão, se bem dosadas, o melhor rendimento possível. O fato de que o sistema deve mostrar-se adaptável às novas condições determinadas pelo meio ambiente, sem que haja perda de eficiência, refere-se à seguinte características dos sistemas: