Filtrar


Questões por página:
O conceito de indústria cultural, apresentado por Adorno e Horkheimer, propõe que o receptor consome os produtos da cultura de massa de modo
Uma menina de treze anos questionou o professor de filosofia da escola sobre o desaparecimento repentino de uma cantora da mídia. Há poucos meses a artista figurava como detentora da canção mais tocada nas emissoras de rádio comerciais do país e era convidada para participar de muitos programas televisivos. A estudante observara que artistas antes desconhecidos do grande público emplacavam hit parades para, pouco tempo depois, caírem no ostracismo. O professor aproveitou então a oportunidade para introduzir o conceito de Indústria Cultural. Sobre essa indústria, é correto afirmar que:

No seu texto Codificação/Decodificação, Stuart Hall propõe uma forma de analisar o processo comunicativo diversa da tradicionalmente usada em modelos lineares. O autor afirma:


O processo, desta maneira, requer, do lado da produção, seus instrumentos materiais − seus ‘meios’ − bem como seus próprios conjuntos de relações sociais (de produção) − a organização e combinação de práticas dentro dos aparatos de comunicação. Mas é sob a forma discursiva que a circulação do produto se realiza, bem como sua distribuição para diferentes audiências. Uma vez concluído, o discurso deve então ser traduzido − transformado de novo − em práticas sociais, para que o circuito ao mesmo tempo se complete e produza efeitos. Se nenhum ‘sentido’ é apreendido, não pode haver ‘consumo’. Se o sentido não é articulado em prática, ele não tem efeito.

(Hall, Stuart. Codificação/Decodificação. In: Da Diáspora − Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG,2011. p.366)


Nesta percepção, o que faz a transmissão televisiva de um evento histórico ser passível de significação, e não de transmissão completa do real, é

A pesquisa em Comunicação tem como expoente a chamada "Escola de Frankfurt", cujo conceito de indústria cultural se tornou referência para os estudos culturais e as análises de mídia. Assinale a alternativa na qual o conceito de indústria cultural é contextualizado de forma correta.
Sobre os modelos de comunicação, leia o fragmento a seguir. “O modelo proposto por Lasswell reduz‐se a um processo informativo, na medida em que se esgota ao atingir o (a) _____. “Seriam apenas Raymond Nixon e Wilbur Schramm, (...) que revisariam o modelo de Lasswell, primeiro ao incluir os objetivos do (a) _____ e as condições de recepção, no caso de Nixon; e Schramm, ao formular um modelo verdadeiramente _____, que pressupõe retroalimentação ou _____ ao longo de todo o processo.” (HOHLFELDT,2001: 79‐80) Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima