Filtrar


Questões por página:

As personagens descobertas pelos caçadores de talentos e depois lançadas em grande escala pelos estúdios são tipos ideais da nova classe média dependente. A starlet deve simbolizar a empregada de escritório, mas de tal sorte que, diferentemente da verdadeira, o grande vestido de noite já parece talhado para ela. Assim, ela fixa para a espectadora não apenas a possibilidade de também vir a se mostrar na tela, mas ainda mais enfaticamente a distância entre elas. Só uma pode tirar a grande sorte, só uma pode se tornar célebre.

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahas Editores,1985.


Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

Ainda em relação às teorias de comunicação, assinale a opção correta.
Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque

Dadas as afirmativas acerca do conceito e características da “Indústria Cultural”,

I. O termo designa o fazer cultural e artístico sob a lógica da produção industrial capitalista.

II. O termo “Indústria Cultural” foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer e Theodor Adorno.

III. A expressão surgiu na década de 1940, no livro Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, escrito em 1942 e publicado em 1972.

IV. Na Indústria Cultural se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Neste início do século XXI, as preocupações e discursos sobre cultura referem-se às questões de identidade, sexo, subjetividade, sujeito e estrutura, transformações sociais, consequências dos impactos da tecnologia, conhecimento e inovação, entre outros aspectos que levam a diferentes análises e concepções. [...] Mas, para entender os estudos atuais sobre o tema, é preciso conhecer o processo e o caminho trilhado até aqui.

MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização.2. ed. São Caetano/SP: Difusão Editora,2008. p.63-63.


Sobre a evolução do conceito de cultura, é correto afirmar: