Filtrar


Questões por página:
O estudo de usos e usuários é uma ferramenta básica para um dos elementos do processo organizacional no contexto das bibliotecas. Identifique-o, dentre as alternativas a seguir.
Para Almeida (2000), os estudos de usuários são essenciais para a avaliação dos serviços desenvolvidos pela biblioteca e, como tal, fazem “parte do processo de planejamento e da tomada de decisões”. Sobre o serviço de atendimento ao usuário, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O estudo de usuários permite que os bibliotecários conheçam tanto as necessidades de informação dos usuários quanto a satisfação desses com relação aos serviços e produtos fornecidos pela unidade de informação.

II. Precauções devem ser tomadas para evitar o risco de os serviços da biblioteca serem avaliados apenas em relação às demandas feitas pelos usuários atuais, excluindo material ou informações que, por uma razão ou outra, nunca se transformam em demandas.

III. A política de desenvolvimento de coleções estabelece as diretrizes para o processo de seleção e aquisição do acervo da biblioteca, pretendendo atender aos interesses e necessidades de informação de seus usuários, além de consistir num item fundamental para a tomada de decisões.

Estão corretas as afirmativas:
Os estudos de usuários em bibliotecas podem empregar metodologias quantitativas e qualitativas. Considere a descrição: trata-se de um abordagem qualitativa na qual o pesquisador explora um sistema contemporâneo da vida real ou múltiplos sistemas delimitados ao longo do tempo, por meio da coleta de dados detalhada em profundidade e com múltiplas fontes de informação, buscando desenvolver uma compreensão de um problema ou aprofundar o conhecimento em alguma temática, em vez de determinar como uma cultura funciona. Qual a metodologia que está de acordo com a descrição dada?

As atividades:

• Palestras de recepção de novos alunos, apresentando a biblioteca e seu regulamento, acervo, espaço físico e catálogos,

• Exposições e campanhas de preservação dos materiais bibliográficos,

• Apresentação das bases de dados e de fontes de informação acadêmicas,

• Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos

referem-se a

Entende-se o estudo de usuários da informação como um campo interdisciplinar do conhecimento que, no âmbito da biblioteconomia e da ciência da informação, a partir da aplicação de diferentes métodos e técnicas de pesquisa, possibilita a análise dos fenômenos sociais e humanos relacionados com os diversos aspectos e características da relação do usuário com a informação em suas ações, comportamentos e práticas informativas. Sobre essa afirmação, analise as afirmações a seguir.

I. Entre as razões para a realização do estudo de usuários estão: a concentração dos recursos financeiros e humanos no processo de organização correta do material adquirido.

II. Esse estudo engloba todos os tipos de estudos de necessidades, desejos, demandas, expectativas, atitudes, comportamentos e demais práticas no uso da informação pelo usuário, entendidas, pela ótica da gestão da informação, como organizações que aprendem ou ambiente de aprendizagem organizacional.

III. Esses estudos servem para guiar a política de descarte de uma biblioteca.


Está CORRETO o que ser afirma apenas em: