Filtrar


Questões por página:

A hipercolesterolemia pode ser tratada com vários fármacos distintos, conforme apresentados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com o mecanismo de ação na Coluna II.


Coluna I

1 rosuvastatina

2 colestipol

3 ezetimibe

4 genfibrozila

5 niacina


Coluna II

( ) ativação do PPAR-alfa

( ) inibição da NPC1L1 nos enterócitos

( ) resina sequestradora de ácidos biliares

( ) inibição da HMG-CoA redutase

( ) inibição da lipólise do triglicéride


A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:

Na profilaxia da êmese induzida pelo uso de antineoplásicos altamente emetogênicos, utiliza-se:
Fármacos antidiabéticos orais são substâncias que, quando ingeridas, têm a finalidade de baixar o nível glicêmico e mantê-lo normal. Na atualidade, existem diferentes classes, que são discriminadas de acordo com seu mecanismo de ação. Assinale abaixo a alternativa que apresenta, respectivamente, um antidiabético oral que promove o retardo da absorção de carboidratos e um antidiabético oral que promove o aumento da sensibilidade à insulina em músculo, adipócito e hepatócito (também chamados, sensibilizadores da insulina)
Os antidiabéticos orais são muito utilizados para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Assinale a alternativa correta acerca da classe terapêutica das sulfanilureias.
A suspensão de insulina amorfa, denominada Insulina semilenta ou Prompt Insulin Zinc Suspension, é rapidamente absorvida quando injetada por via intramuscular ou subcutânea. Sabendo‐ se que a suspensão de Insulina cristalina, também chamada de Insulina Ultralenta ou Extended Insulin Zinc Suspension, tem absorção bem mais lenta que a amorfa, pode‐se atribuir tal comportamento da insulina amorfa ao fato