Questões de Concurso
Filtrar
233 Questões de concurso encontradas
Página 14 de 47
Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Uma avaliação farmacêutica do grau de polimedicação do paciente não permite evitar a ocorrência de várias interações medicamentosas e reações adversas.
II. A Educação Popular em Saúde inibe o autocuidado e a prevenção de doenças.
III. Os medicamentos frequentemente representam a segunda maior rubrica do orçamento dos hospitais. A sua gestão, por sua vez, cabe ao técnico em radiologia, não aos serviços farmacêuticos hospitalares.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação farmacêutica da prescrição e da forma como o paciente utiliza os medicamentos pode ser realizada no processo de dispensação, na revisão da farmacoterapia ou na análise qualitativa e quantitativa dos indicadores da prescrição, podendo gerar alterações do processo de uso que aumentem a possibilidade de bons resultados.
II. Atualmente, a droga é definida como sendo qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.
III. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora.
Marque a alternativa CORRETA:
É sabido que alimentos como queijos devem ser evitados por pacientes que fazem uso de inibidores de monoaminooxidases (IMAO). O motivo para tal recomendação se deve ao fato de que este tipo de alimento apresenta:
Ao se preparar uma nutrição parenteral, deve-se lembrar de que algumas soluções podem apresentar incompatibilidades que são importantes, pois podem acarretar perda do poder de ação da referida preparação no paciente. A partir dessas informações e considerando a questão das incompatibilidades medicamentosas, assinale a alternativa correta.
Um paciente idoso hipertenso chegou à farmácia com queixa de tosse seca, que teve início após a utilização de um medicamento presente numa receita que ele mostrou ao balconista. Na receita constava o enalapril 20mg.
O balconista sugeriu a troca do medicamento por captopril a fim de eliminar a tosse do paciente causada pelo uso do enalapril. Com relação aos anti-hipertensivos e à conduta adotada pelo balconista, assinale a única alternativa correta.