Filtrar


Questões por página:

Paciente sexo feminino, 63 anos com queixa geral de ganho de peso, falta de motivação, pele seca, baixa resistência ao frio e exames laboratoriais: colesterol total – 300mg/dL HDL colesterol – 20 mg/dL; LDL - 185mg/dL; triglicerídeos – 320 mg/dL, TSH – 9mU/L, T3 total – 30ng/dL. Foi prescrito para essa paciente: uso contínuo de sinvastatina 10mg, levotiroxina 25ug cedo em jejum, fenofibrato 250mg logo após o almoço, metformina XR 500mg após o almoço também. Analise as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeira) e F (falsa):


( ) A administração de levotiroxina está corretamente indicada, pois o elevado valor de TSH reflete diminuição da tireoide em produzir os hormônios tireoidianos, havendo hiper estimulação do hipotálamo, no entanto, o medicamento deveria ser administrado após o café.

( ) A sinvastatina está corretamente indicada, pois os níveis de colesterol estão acima dos valores de referência, sugerindo risco cardio vascular. Sugere-se acompanhamento da terapia com exames de função hepática como ALT, AST, bilirrubinas.

( ) Em relação ao tratamento com a levotiroxina é importante o acompanhamento dos níveis de TSH, para ajuste farmacoterapêutico.

( ) Justifica-se a prescrição da metformina, pela mesma ter a capacidade de reduzir a captação dos triacilgliceróis, reduzindo dessa forma os níveis de triglicerídeos.

( ) O nível elevado de triacilgliceróis reflete resistência à insulina por parte do paciente, devido ao seu metabolismo basal prejudicado pelo hipotireoidismo, portanto sugere-se o acompanhamento laboratorial dos níveis de triacilgliceróis para avaliar a farmacoterapia.


A sequência correta de cima para baixo é:

Inúmeros são os riscos de terapia medicamentosa durante o período de gestação e lactação. Situação complexa que reforça a preocupação sobre a prática de automedicação. Os medicamentos mais utilizados como automedicação pelas gestantes têm sido relatados como: Analgésicos, antiácidos e medicamentos para o auxílio dos sintomas da gripe ou alergias (Fonte: Infarma, 2013). Diante disso, analise as afirmações abaixo de acordo com a classificação de risco à gestante (FDA) e assinale a alternativa correta:

Um Paciente de 65 anos, recentemente diagnosticado como diabético e hipertenso, chega ao serviço de atenção farmacêutica às 15h, com várias queixas, entre elas diarreia, dores musculares principalmente em membros inferiores, sensação de fadiga, tontura e tremor no meio da tarde e tosse recorrente. A farmacoterapia incluía: metformina 1000mg após almoço, captopril 25mg e sinvastatina 20mg pela manhã. Relata que faz apenas 3 refeições diárias e que a última havia sido às 11h, e que a próxima seria às 18h. Ao examiná-lo, o farmacêutico constata nível de glicemia de 70mg/dl. Diante disso assinale V (verdadeiro) e F (falso) às conclusões que o farmacêutico deveria chegar, e marque a alternativa que apresenta a sequência correta:


( ) O medicamento metformina indicado para o tratamento do diabetes apresenta dose diária adequada, no entanto, a dose poderia ser dividida em duas tomadas de 500mg, por conta do padrão alimentar do paciente a fim de evitar a hipoglicemia sentida à tarde.

( ) A tosse recorrente do paciente pode ser atribuída claramente a um processo de doença do refluxo gastro esofágico, uma vez que o paciente faz uso de polifarmácia e não se utiliza de nenhuma medicação para proteção gástrica.

( ) As dores musculares atribuídas a esse paciente podem estar relacionadas ao uso da estatina. É correto que o farmacêutico como intervenção, altere o perfil posológico da estatina para uma tomada noturna, pois é o melhor horário para o bloqueio da síntese do colesterol, e ainda seria o horário de repouso do paciente, na tentativa de minimizar as dores musculares.

( ) Seria correto como ação do farmacêutico, orientar que o paciente pare imediatamente com a administração do captopril por conta da tosse, devido a idade do paciente e por risco de rompimento de carótida ao ato de tossir constantemente.

( ) Ao processo de diarreia o farmacêutico poderia indicar para esse paciente um repositor de flora, observando-se que nenhum dos medicamentos acima apresentam como efeito adverso a capacidade de causar diarreia.


A sequência correta de cima para baixo é:

Diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas não produz mais insulina suficiente ou quando o organismo não pode utilizar efetivamente a insulina produzida. Hiperglicemia ou aumento de açúcar no sangue é o efeito mais comum do diabete descompensado. O diabetes é uma das doenças crônicas de maior impacto nos gastos com saúde, pois quando mal controlado, traz complicações macro e microvasculares graves, que oneram os serviços de saúde. O diabetes causa em torno de 5% de todas as mortes globais por ano. 80% das pessoas que vivem com diabetes estão em países de baixo ou médio desenvolvimento. A maior parte das pessoas com diabetes nesses países são de meia idade (45-64), e não idosos (65+), sendo que o Brasil aparece como 8o pais com maior prevalência, (OPAS, 2019). Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira em relação aos passos para se estabelecer o processo de acompanhamento farmacoterapêutico, de acordo com o que estabelece o método Dáder.


(1) Obtenção de informações.

(2) Situação do indivíduo.

(3) Plano de ação.

(4) Deve ser contínuo e sistematizado e também documentado.

(5) Intervenção farmacoterapêutica.


( ) Deve acontecer caso a farmacoterapia não esteja adequada.

( ) Objetivo da primeira consulta.

( ) Pode também ser chamado de processo de intervenção.

( ) Acompanhamento farmacoterapêutico.

( ) Deve ser estabelecido para direcionar o plano de ação.


A sequência correta de cima para baixo é:

Mãe traz criança, sexo feminino, 4 anos, 16Kg, à farmácia, com história prévia de asma brônquica, relatando que desde o dia anterior a mesma vem apresentando-se apática, anorética e prostrada, amanhecendo, de acordo com a mãe com “o coração acelerado”. Após anamnese com a mãe e verificação dos parâmetros clínicos da criança que apontou febre (38oC), o farmacêutico analisa as melhores opções para o manejo da febre da criança, assinale a alternativa CORRETA que o farmacêutico deveria optar: