Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O revestimento entérico é um envoltório químico que protege o fármaco do ácido gástrico, liberando-o, porém, no intestino (menos ácido), onde o envoltório se dissolve e permite a sua liberação. II. As vias principais de administração de fármacos incluem a enteral, a parenteral e a utópica. A decisão sobre qual a melhor forma de consumir um medicamento pode variar em função do tempo de reação esperado, da dose aplicada e de outros fatores. III. Após a biotransformação do fármaco, ocorre a distribuição do medicamento no organismo. Nessa fase, o fármaco pode ser catalisado no fígado ou em outros tecidos, promovendo e facilitando a fagocitose do agente ativo nas células.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A administração enteral do fármaco, ou administração pela boca, é o modo mais seguro de consumir um medicamento. Apesar de ser um método comum e conveniente, é pouco econômico, pois apresenta o maior custo entre todas as alternativas de se distribuir um remédio. II. Quatro propriedades farmacocinéticas determinam o início, a intensidade e a duração da ação do fármaco: a absorção, a distribuição, a biotransformação e a eliminação. III. Na distribuição do fármaco, após a absorção, o fármaco pode, reversivelmente, sair da circulação sanguínea e distribuir-se nos líquidos intersticial e intracelular.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O revestimento entérico é utilizado para fármacos que são irritantes ao estômago, como o ácido acetilsalicílico. Pode ser formulado com revestimento que vai se dissolver no intestino delgado, preservando, assim, o estômago. II. A administração intravenosa pode, inadvertidamente, causar infecção por meio de contaminação no local da injeção. Ela também pode precipitar constituintes do sangue, causar hemólise ou outras reações adversas se for introduzida muito rapidamente ou se alcançar concentrações elevadas. III. A administração oral do fármaco oferece várias vantagens. Os fármacos orais são facilmente autoadministrados e a toxicidade e/ou a dosagem excessiva podem ser neutralizadas com antídotos como o carvão ativado.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A farmacodinâmica estuda o que o organismo faz com o fármaco, ao passo que a farmacocinética descreve o que o fármaco faz no organismo. Juntas, essas duas ciências determinam qual a melhor técnica diagnóstica para cada paciente. II. Os revestimentos entéricos são úteis para certos fármacos (como o omeprazol, por exemplo) que são muito estáveis em meio ácido. III. A injeção intravenosa é a via enteral mais comum por ser útil para fármacos que não são absorvidos por via oral, como o bloqueador neuromuscular, as vacinas antivirais e os analgésicos falciformes.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A administração intravenosa é vantajosa para fármacos que podem causar irritação quando administrados por outras vias, porque se dilui no sangue rapidamente. Porém, diferentemente dos fármacos administrados por via oral, os que são injetados não podem ser retirados por meio de estratégias como a ligação a carvão ativado. II. A absorção do fármaco desde o local de administração permite a entrada do medicamento (direta ou indiretamente) no plasma. Esse processo é denominado de biotransformação e seu objetivo é eliminar as substâncias potencialmente tóxicas presentes no medicamento do corpo do indivíduo. III. A via de administração subcutânea oferece absorção por difusão simples, sendo mais lenta do que a via intravenosa. A injeção subcutânea minimiza os riscos de hemólise ou trombose associados à injeção Intravenosa e pode proporcionar efeitos lentos, constantes e prolongados.
Marque a alternativa CORRETA: