Filtrar


Questões por página:
A profilaxia antibiótica tem como um dos objetivos a prevenção da Endocardite Infecciosa. Determinados procedimentos podem causar uma bacteremia transitória suficiente para causar endocardite. De acordo com AHA (American Hearth Association), para uma criança de 20 quilos que possua valvas cardíacas protéticas necessita de tratamento endodôntico no elemento 55. Qual seria a dose de Amoxicilina suspensão de 250mg a ser tomada uma hora antes do procedimento?
O emprego dos antibióticos na clínica odontológica está indicado em duas situações totalmente distintas: no tratamento ou na prevenção das infecções. Hoje, existem evidências científicas suficientes para se afirmar que o uso prolongado de antibióticos não é mais necessário, pois irá interferir no equilíbrio da microbiota bucal e selecionar bactérias resistentes. Atualmente é aceito que a antibioticoterapia, em odontologia, é uma conduta importante apenas quando o paciente apresentar sinais como, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada
A prescrição de medicamentos analgésicos anti-inflamatórios são de grande importância na prática clínica odontológica, pois, geralmente, atuam como medicação de suporte, aliviando a dor e proporcionando uma melhor qualidade na recuperação do paciente. Assinale a alternativa que contém somente analgésicos anti-inflamatórios (AINES) não seletivos.
Em relação à terapia antibiótica para prevenção contra endocardite bacteriana,

A endocardite bacteriana é uma infecção grave que resulta da proliferação bacteriana nas superfícies cardíacas danificadas em consequência da febre reumática, lesões valvulares adquiridas, defeitos do septo ventricular, entre outras condições patológicas. O fato de microrganismos comuns à cavidade bucal serem responsáveis por uma proporção significativa de agentes causais da endocardite bacteriana, é imperioso que o cirurgião-dentista investigue esta condição em seu paciente, considerando que


I. qualquer manipulação dentária que provoque sangramento gengival (até mesmo um exame intrabucal com espelho, sonda periodontal e explorador) pode acarretar bacteremia passageira em paciente cuja anamnese mostrou ser portador de valvulopatia.

II. em se tratando de pacientes com histórico prévio de endocardite bacteriana, é desnecessário, em qualquer tipo de tratamento dentário, procedimentos profiláticos uma vez que houve produção de anticorpos protetores.

III. em pacientes que se submeteram à derivação cirúrgica das artérias coronárias, (revascularização do miocárdio) o risco de desenvolver endocardite bacteriana pós-tratamento dentário é sempre muito elevado.

IV. muito embora a endocardite bacteriana possa ocorrer em pacientes sem lesões cardíacas previamente documentadas, a profilaxia antibiótica é desnecessária e só se justifica nos pacientes com anormalidades subjacentes conhecidas.


Está correto o que se afirma APENAS em