Filtrar


Questões por página:
Estudos de equivalência farmacêutica e/ou a bioequivalência são necessários para determinar que um medicamento similar e/ou genérico possa ser intercambiável com o medicamento de referência. Qual das alternativas descreve, corretamente, o que caracteriza a equivalência farmacêutica e a bioequivalência, respectivamente?
Visualizar Questão Comentada
As interações medicamentosas são eventos clínicos importantes e podem ocorrer tanto entre fármacos quanto entre fármacos e alimentos. Com base nessa afirmação, analise as alternativas e marque a correta.

I- O uso concomitante de antiácidos pode reduzir a eficácia de medicamentos como o cetoconazol por via oral, pois altera o pH gástrico necessário para sua absorção.
II- Devido a lipossolubilidade da Vitamina D, sua absorção é favorecida quando ingerida com alimentos ricos em gorduras.
III- A interação entre o metronidazol e o álcool pode resultar em uma reação conhecida como efeito tipo dissulfiram, com sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal e taquicardia.
IV- Pacientes em uso de levotiroxina devem ingerir o medicamento junto com o café da manhã para auxiliar a absorção e reduzir efeitos colaterais gastrointestinais.
Visualizar Questão Comentada
Paciente M.A.N.,64 anos, hipertensa e dislipidêmica, com histórico de infarto agudo do miocárdio há 10 meses, comparece à Unidade Básica de Saúde para retirada de seus medicamentos, apresenta a seguinte prescrição:

· Anlodipino 10 mg – 1 comprimido ao dia, de manhã, via oral.
· Sinvastatina 40 mg – 1 comprimido ao dia, após a janta, via oral.
· Clopidogrel 75 mg – 1 comprimido ao dia, após almoço, via oral.
· Ácido Acetilsalicílico (AAS) 100 mg – 1 comprimido ao dia, após almoço, via oral.
· Omeprazol 20 mg – 1 comprimido ao dia, em jejum, via oral.

Com base na prescrição, qual das alternativas não corresponde a uma interação medicamentosa entre os medicamentos prescritos?
Visualizar Questão Comentada
Diversos medicamentos, especialmente, os que interferem na neurotransmissão dopaminérgica, podem induzir reações extrapiramidais, com apresentações clínicas como distonia aguda, acatisia, parkinsonismo e discinesia tardia.

Assinale a alternativa que contém um medicamento que não está classicamente associado à ocorrência de reações extrapiramidais.
Visualizar Questão Comentada
Um paciente masculino,32 anos, previamente saudável, apresenta febre alta, dor torácica, tosse produtiva e infiltrado pulmonar em lobo inferior direito na radiografia. O exame bacteriológico do escarro revelou Streptococcus pneumoniae sensível à penicilina. Considerando o quadro e os mecanismos de ação das classes de antimicrobianos, qual é a opção CORRETA para o tratamento e qual o seu mecanismo de ação?
Visualizar Questão Comentada