Filtrar


Questões por página:
O diclofenaco é um derivado simples do ácido fenilacético, que se assemelha ao flurbiprofeno e meclofenamato. Trata-se de um potente inibidor relativamente não seletivo da ciclooxigenase, que também diminui a biodisponibilidade do ácido araquidônico. Sobre o diclofenaco, leia as afirmativas:
I. É dotado de propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas habituais. II. É rapidamente absorvido após a administração oral, sendo que sua biodisponibilidade sistêmica é de 80%, devido ao metabolismo de primeira passagem. III. Possui meia-vida 1-2 horas. IV. A excreção biliar pode ser responsável por até 30% da depuração total. V. Podem ocorrer efeitos adversos em cerca de 20% dos pacientes, incluindo distúrbio gastrintestinal, sangramento gastrintestinal oculto e ulceração gástrica.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Em relação às indicações e aos efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos metabolizados pelas N-acetiltransferases, a correlação está INCORRETA em:
Os fármacos são considerados xenobióticos e muitos são amplamente metabolizados pelos seres humanos. Muitos fármacos são derivados de substâncias químicas encontradas em plantas, das quais algumas têm sido usadas em ervas medicinais chinesas há milhares de anos. As enzimas metabolizadoras dos xenobióticos estão presentes em muitos tecidos do corpo. Sobre esse assunto, está CORRETO afirmar:
Na presença de naloxona, é necessária maior concentração de morfina para obter alívio completo da dor. A naloxona, por si mesma, não tem efeito analgésico. Qual das seguintes afirmações é CORRETA com relação a essas medicações?
G.V.P.L,45 anos, sexo masculino, foi diagnosticado como hipertenso após algumas consultas médicas e iniciou um tratamento com um medicamento chamado losartana. O medicamento atua inibindo a ação da angiotensina II, um peptídeo importante que atua na regulação hidroeletrolítica do organismo, no sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Com relação ao medicamento losartana, pode-se afirmar que sua ação vai causar