Filtrar


Questões por página:
Sobre os mecanismos envolvidos nas reações adversas aos medicamentos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Surdez em pacientes com insuficiência renal tratados com aminoglicosídeos.
(2) Sonolência após uso de clonazepam como ansiolítico.
(3) Redução do efeito da carbamazepina como anticonvulsivante após algum tempo de uso.
(4) Descoloração do esmalte dentário causado pelo uso de tetraciclinas por crianças.

( ) Efeito colateral.
( ) Superdosagem relativa.
( ) Efeito secundário.
( ) Tolerância.
Em relação aos estudos de utilização dos medicamentos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Medem o uso de medicamentos na população.
( ) Analisam os padrões de prescrições.
( ) Analisam a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos.
( ) Gerenciam a qualidade na utilização de medicamentos.
Em diversos serviços de farmácia hospitalares, são preparadas formulações farmacêuticas denominadas nutrição parenteral (NP), que devem seguir as normativas da Anvisa. Segundo a Portaria nº 272/98 do Ministério da Saúde, as amostras para contraprovas de cada NP devem ser conservadas sob refrigeração por um período, após seu prazo de validade, correspondente a:
A Portaria nº 344/98 do Ministério da Saúde e suas atualizações normatizam, no âmbito nacional, todos os medicamentos e as substâncias sob controle especial. As substâncias inseridas nessa legislação contidas nas listagens A1 e C5 são respectivamente classificadas como:
A talidomida atualmente é utilizada no Brasil para o tratamento de diversas doenças devido ao seu potencial imunossupressor. Esse medicamento, sujeito a controle especial pela Portaria do Ministério da Saúde no 344/98, está contido na lista: