Questões de Concurso
Filtrar
728 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 146
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Mirante da Serra - RO
Disciplina:
Português
Discorrendo-se figuras de linguagem, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.
Coluna I.
A- Aliteração.
B- Onomatopeia.
C- Silepse.
D- Gradação.
Coluna II.
1- É uma sequência de ideias dispostas em sentido ascendente ou descendente.
2- Consiste na repetição de consoantes como recurso para intensificação do ritmo ou como efeito sonoro significativo.
3- Ocorre quando efetuamos a concordância não com os termos expressos, mas com a ideia a eles associada em nossa mente.
4- Ocorre quando se tentam reproduzir na forma de palavras os sons da realidade.
Concurso:
Prefeitura de Afrânio - PE
Disciplina:
Português
“É melhor ser alegre que ser triste Alegria é a melhor coisa que existe É assim como a luz no coração”
Baden Powell, Marcelo Peixoto e Vinicius De Moraes
“Minha alma canta Vejo o Rio de Janeiro Estou morrendo de saudades Rio, teu mar, praia sem fim Rio, você foi feito pra mim”
Tom Jobim
Nos versos “É melhor ser alegre que ser triste” e “Estou morrendo de saudades” nas estrofes, acima, foram empregados, respectivamente, as figuras de linguagem:
Baden Powell, Marcelo Peixoto e Vinicius De Moraes
“Minha alma canta Vejo o Rio de Janeiro Estou morrendo de saudades Rio, teu mar, praia sem fim Rio, você foi feito pra mim”
Tom Jobim
Nos versos “É melhor ser alegre que ser triste” e “Estou morrendo de saudades” nas estrofes, acima, foram empregados, respectivamente, as figuras de linguagem:
Concurso:
Prodesan - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Na narrativa, a recomendação de Jeca Tatu de "matar uma galinha gorda e convidar para comer" serve como uma metáfora para qual aspecto das relações sociais?
Concurso:
Prodesan - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Explique como a metáfora "um gafanhoto, como se estivesse em carro-choque" usada pelo autor para descrever sua própria direção revela seu entendimento sobre sua proficiência ao volante e investigue como metáforas podem ser eficazes na construção de significados em um texto.
Concurso:
Prefeitura de Guaraniaçu - PR
Disciplina:
Português
Analisar as orações e assinalar a alternativa que apresenta, respectivamente, as figuras de linguagem presentes nas orações.
• Eu não gosto de ler Camões.
• Chorei rios de lágrimas quando ela se foi.
• O cachorro roeu o pé da mesa.
• Eu não gosto de ler Camões.
• Chorei rios de lágrimas quando ela se foi.
• O cachorro roeu o pé da mesa.