Filtrar


Questões por página:
Um calorímetro de capacidade térmica desprezível contém gelo a – 20°C. Nele é injetado vapor d`água a 100°C.
A figura a seguir representa, em gráfico cartesiano, como suas temperaturas variam em função das quantidades de calor (em módulo) que um cede e, o outro, recebe.
45.png (346×208)
O calor específico da água (líquida) é 1,0 cal/g°C e o calor latente de fusão do gelo é de 80 cal/g.
Ao ser atingido o equilíbrio térmico, a massa de água na fase líquida contida no calorímetro é
A figura a seguir representa o gráfico pxV de um processo cíclico de um gás ideal
38_.png (313×265)
O módulo do trabalho realizado, nesse processo, em joules, é aproximadamente,
Um forno de micro-ondas, ligado em uma tomada de 120 V, é percorrido por uma corrente elétrica de 10 A de intensidade. Coloca-se em seu interior um copo com 240 g de água a 25°C e aperta-se o botão 1 min (isto significa que, após funcionar durante 1 min, o aparelho desliga automaticamente).
Suponha que 70% da energia eletromagnética disponibilizada pelo forno de micro-ondas seja absorvida pela água. Considere o calor específico da água 4,2.103 J/kg.°C.
Após esse 1 min, a temperatura da água chegou a
Como destaca a primeira lei da Termodinâmica, a energia pode ser transformada de uma forma para outra, mas não pode ser criada ou destruída.
Um exemplo dessa transformação é a conversão de energia cinética em energia elétrica, que pode ser observada
Considere-se uma barra de aço com 10 cm de comprimento, 6 cm2 de área de seção transversal retangular e cujas extremidades sejam submetidas a temperaturas constantes e diferentes,20 ℃ em uma extremidade e 130 ℃ em outra. Nessa hipótese, sabendo-se que a condutividade térmica do aço vale 1,1 × 10−2 kcal ∙ m ∙ ℃ ∙ s−1, após alcançado o estado estacionário, o valor do fluxo de calor na barra, devido ao processo de transmissão de calor por condução, é