Questões de Concurso
Filtrar
134 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 27
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
Betti (2012) destaca a decisiva influência das mídias, no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, com importantes repercussões para a Educação Física, entendida esta tanto como área de conhecimento como de intervenção profissional. Sobre as tendências de influência da mídia, apontadas por Betti (2012), sobre a cultura corporal de movimento analise as afirmativas:
I. Novas esportivizações, fenômeno que tende a assimilar as diversas formas da cultura corporal de movimento ao modelo do esporte de inclusão social.
II. Progressivo distanciamento do esporte espetáculo das demais formas da cultura esportiva, afastamento este provocado pelas mídias e pelas grandes corporações econômicas, as quais, cada vez mais, assumem o gerenciamento do esporte como espetáculo televisivo.
III. Vinculação valorativa do exercício físico à saúde, que a tradição Educação Física conhece tão bem, foi deslocada para o valor da beleza, segundo um padrão imposto pelas mídias.
Estão corretas as afirmativas:
I. Novas esportivizações, fenômeno que tende a assimilar as diversas formas da cultura corporal de movimento ao modelo do esporte de inclusão social.
II. Progressivo distanciamento do esporte espetáculo das demais formas da cultura esportiva, afastamento este provocado pelas mídias e pelas grandes corporações econômicas, as quais, cada vez mais, assumem o gerenciamento do esporte como espetáculo televisivo.
III. Vinculação valorativa do exercício físico à saúde, que a tradição Educação Física conhece tão bem, foi deslocada para o valor da beleza, segundo um padrão imposto pelas mídias.
Estão corretas as afirmativas:
Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
As contribuições que podem ser dadas à aprendizagem motora em grande medida estão relacionadas à quantidade e a qualidade da prática. Schmidt e Lee (2016) enunciam formas de organização da prática capazes de conferir qualidade à prática. Analise as afirmativas acerca dos tipos de prática propostas por estes autores:
I. Prática em blocos: sequência prática na qual os indivíduos treinam repetidamente a mesma tarefa.
II. Prática randômica: sequência prática na qual os indivíduos praticam um número de variações de uma dada classe de tarefas durante uma sessão.
III. Prática constante: sequência prática na qual os indivíduos treinam apenas uma variação de uma classe de tarefas durante uma sessão.
IV. Práticas variada: sequência prática na qual os indivíduos realizam uma variedade de diferentes tarefas sem ordem específica, assim evitando, ou minimizando, repetições consecutivas de qualquer tarefa única.
Estão corretas as afirmativas:
I. Prática em blocos: sequência prática na qual os indivíduos treinam repetidamente a mesma tarefa.
II. Prática randômica: sequência prática na qual os indivíduos praticam um número de variações de uma dada classe de tarefas durante uma sessão.
III. Prática constante: sequência prática na qual os indivíduos treinam apenas uma variação de uma classe de tarefas durante uma sessão.
IV. Práticas variada: sequência prática na qual os indivíduos realizam uma variedade de diferentes tarefas sem ordem específica, assim evitando, ou minimizando, repetições consecutivas de qualquer tarefa única.
Estão corretas as afirmativas:
Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
Uma habilidade motora pode ser entendida como um padrão de movimento fundamental apurado com acuidade, precisão e controle. A classificação das habilidades motoras comporta diversos aspectos, e este processo permite generalizações, que são importantes ao seu estudo. Com relação a classificação das habilidades motoras analise:
“Nesta classificação de habilidades motoras o seu desenvolvimento permite observar pontos bem definidos de início e término.”
Segundo Magill (2000) esta definição corresponde a classificação de habilidades motoras do tipo:
“Nesta classificação de habilidades motoras o seu desenvolvimento permite observar pontos bem definidos de início e término.”
Segundo Magill (2000) esta definição corresponde a classificação de habilidades motoras do tipo:
Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
Categoria de movimento é uma forma de classificação baseado em princípios comuns e próprios ao movimento em questão. As denominações em locomoção, manipulação e a estabilidade são usadas para representar esses princípios implícitos nestes movimentos. Assinale a alternativa que apresenta, de modo respectivo, um movimento fundamental de equilíbrio, um de locomoção e um manipulativo.
Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
As relações entre a Educação Física escolar e o exercício físico já formam mais próximas no que diz respeito a representatividade deste tema no currículo desta disciplina. O atual documento balizador do currículo escolar em nível nacional, a Base Nacional Comum Curricular, aborda a temática do exercício físico associando-o ao eixo de conteúdo Ginásticas, no objeto de conhecimento Ginásticas de Condicionamento Físico. Sobre a inclusão do exercício físico no currículo da Educação Física analise as afirmativas abaixo:
I. O desenvolvimento do exercício físico nas aulas de Educação Física deve ser acompanhado necessariamente por teste de força e capacidade aeróbia para verificação destas capacidades físicas dos alunos.
II. As aulas de Educação Física devem promover o conhecimento dos tipos de exercícios físicos e seus benefícios.
III. Cabe ao professor de Educação Física elaborar a periodização das aulas ao longo do semestre incrementando o volume e a intensidade das mesmas, coerente com o princípio da sobrecarga.
IV. O professor de Educação Física deve ter a consciência de que a duração e a frequência das aulas não são compatíveis ao aprimoramento de capacidades físicas de maneira adequada aos diferentes alunos.
Estão corretas as afirmativas:
I. O desenvolvimento do exercício físico nas aulas de Educação Física deve ser acompanhado necessariamente por teste de força e capacidade aeróbia para verificação destas capacidades físicas dos alunos.
II. As aulas de Educação Física devem promover o conhecimento dos tipos de exercícios físicos e seus benefícios.
III. Cabe ao professor de Educação Física elaborar a periodização das aulas ao longo do semestre incrementando o volume e a intensidade das mesmas, coerente com o princípio da sobrecarga.
IV. O professor de Educação Física deve ter a consciência de que a duração e a frequência das aulas não são compatíveis ao aprimoramento de capacidades físicas de maneira adequada aos diferentes alunos.
Estão corretas as afirmativas: