Filtrar


Questões por página:
Com o passar dos anos o corpo humano passa pelo processo natural de envelhecimento e, no caso da pessoa idosa, é comum ser identificada diminuição de massa muscular associada à redução do grau de força muscular. Assim como há perda da densidade óssea, que enfraquece o componente esquelético do indivíduo, fragilizando-o e provocando fraturas. Todas essas mudanças ocasionam alterações que se refletem na sua postura, na maneira de andar, no equilíbrio e facilitam as quedas. A queda pode afetar a capacidade funcional e acarretar perdas tanto da autonomia, quanto da independência funcional. Baseado nesse contexto, os métodos avaliativos realizados em uma pessoa idosa que poderá predizer o risco de quedas são:
Analise as afirmativas a seguir. O tratamento fisioterapêutico pode intervir, prioritariamente, minimizando o desgaste biológico natural dos tecidos responsáveis pelas transformações fisiológicas em idosos na perda:
I. progressiva da capacidade nutricional que leva à desnutrição. II. progressiva de massa óssea e muscular. III. da flexibilidade articular. IV. do equilíbrio e coordenação motora. V. da capacidade de memória.

Estão corretas as afirmativas:
Analise as alternativas e assinale a incorreta. Nos casos de fraturas de fêmur em idosos, entre os fatores que podem interferir na reabilitação estão:

Analise as afirmativas a seguir:


I. No âmbito da saúde do idoso, a fisioterapia tem como objetivo geral permitir que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõe. Dessa forma, espera-se que o idoso realize suas atividades cotidianas apenas com a ajuda de cuidadores e familiares.

II. O exercício terapêutico é o único recurso de cura e reabilitação do ombro após uma fratura exposta. Assim, diante de uma situação de urgência, ou mesmo em caso de um acidente grave, o fisioterapeuta é o profissional que deve assumir a responsabilidade de atendimento pré-hospitalar do paciente ferido.


Marque a alternativa CORRETA:

Atividades que estimulem as funções sensoriais, cognitivas e motoras da pessoa idosa são importantes para proteger o intelecto e reduzir a sua deterioração. Essas atividades possibilitam a manutenção de suas capacidades cognitivas, assegurando uma melhor qualidade de vida na velhice. Nesse sentido, a arteterapia é uma ferramenta que pode ser utilizada na promoção da saúde da pessoa idosa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A intervenção utilizando a Arteterapia promove positivamente um envelhecimento saudável, com redução das emoções negativas, melhora da autoestima e diminuição da ansiedade. II. A intervenção utilizando a Arteterapia permite a redução da frequência ou intensidade dos sintomas depressivos, contribuindo para o autoconhecimento, o resgate da autoestima e da confiança nos idosos. III. A intervenção utilizando a Arteterapia promove melhor aceitação do ambiente, aumento da autoestima e maior motivação para trabalho.

Assinale a alternativa correta.