Filtrar


Questões por página:
A Escala de Mobilidade da UTI, ICU Mobility Scale, também conhecida como IMS, foi desenvolvida por Hodgson et al e mensura de forma objetiva, simples e rápida o nível de mobilidade apresentado pelo paciente durante a realização das atividades propostas. A escala apresenta 11 níveis de mobilidade, que são pontuados de 0 a 10. Assim, qual o número da escala representa o nível de mobilidade descrito a seguir: “Sustentação do peso sobre os pés na posição ortostática, com ou sem ajuda. Pode ser considerado o uso do guincho ou prancha ortostática”?
Quanto à avaliação da reatividade pupilar à luz, assinale a alternativa correta.
No Hospital Santa Maria o paciente O.T.S.,65 anos, sexo masculino, encontra-se intubado na UTI, sedado, respirando através do auxílio de um ventilador mecânico. O fisioterapeuta plantonista analisa o quadro do paciente e identifica o gráfico respiratório que se segue.

Imagem associada para resolução da questão


A partir da análise deste gráfico, qual padrão respiratório o paciente apresenta?
É um escore utilizado para identificar paresias adquiridas na Unidade de Terapia Intensiva, permitindo a avaliação de seis grupos musculares bilateralmente, fornecendo uma pontuação de 0 a 5 para cada grupo. O resultado final pode variar de zero (paralisia total) até 60 (pacientes com força muscular preservada). A descrição refere-se à(ao):
O fisioterapeuta especialista em cardiorrespiratória, neonatologia ou intensivista é capacitado para:

I. Facilitar e melhorar a ventilação alveolar do prematuro, a partir da avaliação do estado geral do recém-nascido, das análises dos parâmetros ventilatórios e exames complementares (raio-X de tórax e gasometria arterial).

II. Planejar e atuar com técnicas que promovam a reexpansão das unidades alveolares previamente fechadas, a fim de minimizar o tempo de ventilação mecânica e de internação na UTIN, além da morbidade associada a estes fatores, averiguando sempre o risco-benefício do tempo de manipulação.

III. Através da fisioterapia, promover a diminuição dos sinais do desconforto respiratório e suas complicações, através da drenagem das secreções dos pulmões e a melhora da ventilação, prevenindo e revertendo atelectasias, hipóxia, hipercapnia, com manutenção da permeabilidade do sistema cardiorrespiratório.

IV. Aperfeiçoar a função respiratória através da manutenção das vias aéreas permeáveis, favorecendo as trocas gasosas e uma adequada relação ventilação-perfusão.

Estão CORRETAS: