Filtrar


Questões por página:
A domesticação das plantas e o desenvolvimento da agricultura ao longo de milênios transformaram ecossistemas e proporcionaram novos desafios fitopatológicos e entomológicos. Os processos de seleção e concentração das plantas cultivadas criaram um ambiente favorável para o surgimento de pragas e doenças, especialmente nas monoculturas. Sobre a coevolução de plantas e pragas no contexto agrícola, assinale a alternativa correta.

Entre as doenças fúngicas, a murcha de Fusarium em cafeeiro Conilon, está preocupando os produtores por causar a morte planta e consequentemente ocasionar prejuízos aos produtores. Em relação ao clico de vida geral de espécies de Fusarium spp., analise:

I- A sua disseminação a curta distância pode ser pela água de chuva e/ ou irrigação; movimento do solo (aração/gradagem) e vento;

II-A sua penetração e infeção se dá somente por ferimentos;

III- Em relação a sua colonização/sintomas, as hifas fúngicas crescem intercelularmente em direção aos vasos xilemáticos e ocorre também a obstrução e escurecimento dos vasos.

Dos itens anteriores:

Assinale a alternativa correta que corresponde a uma praga quarentenária presente para o Brasil.
Visando a uma germinação mais rápida, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um método que consiste em esfregar a semente contra uma superfície abrasiva.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Para minimizar os problemas com podridões de raízes de soja, deve-se aumentar a compactação e reduzir a drenagem dos solos.

II. A ferrugem-asiática é uma das mais destrutivas doenças da cultura da soja. Por se tratar de uma doença genética, ela pode ser evitada a partir da seleção de cultivares e de sementes, além do uso de abelhas para elevar a taxa de fecundação na lavoura.


Marque a alternativa CORRETA: