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Questões por página:
O Método das boquinhas é indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar os distúrbios da leitura e escrita. Dentre as alternativas a seguir, assinale a alternativa que corresponde aos fonemas descritos: 1- dentes superiores tocam o lábio inferior, soltando o ar sem vibração – fonema surdo; 2- boca entreaberta, som brusco na garganta – fonema surdo; 3- boca semifechada, língua toca os dentes superiores – fonema sonoro; 4- lábios em bico, língua elevada – fonema sonoro; 5- boca fechada, som plosivo – fonema surdo; 6- lábios em bico, língua elevada – fonema surdo; 7- dentes à mostra, lábios esticados, sopro contínuo, língua toca os dentes inferiores – fonema sonoro.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, o instrumento de avaliação para crianças do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental que avalia de forma ampla as capacidades fundamentais para a aprendizagem.
Após o diagnóstico de transtorno fonológico, uma criança com 7 anos de idade, na avaliação de linguagem em um Teste de fonologia, apresentou os seguintes processos fonológicos: simplificação de líquida, ensurdecimento de plosiva, frontalização de velar e sonorização de fricativa. Assinale as trocas correspondentes aos processos apresentados, respectivamente.
A mãe de uma criança com 6 anos e diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) que não apresentava comunicação verbal procurou uma clínica multidisciplinar para o atendimento de seu filho. Após o entendimento de que a comunicação alternativa seria um caminho interessante para essa criança, os profissionais propuseram a introdução de um sistema formado por mais de 6000 símbolos coloridos e preto e branco que expressam uma grande variedade de significados em situações de atividades de vida diária, sendo um dos mais utilizados devido à grande diversidade de símbolos. Os profissionais acreditaram que ele poderia ajudar bastante na comunicação dessa criança com seu meio. Assinale a alternativa que corresponde ao referido sistema.
Um menino,8 anos de idade, está no terceiro ano de uma escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi solicitado à mãe que o encaminhasse para uma avaliação fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico. O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que, para isso, não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não quer ler, pois a sua leitura é muito lenta. A seguir, apresenta-se um pequeno trecho de sua escrita amostra de escrita espontânea:
Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto omininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos.
Fonte: Amostra de escrita,2022.

Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmativas a seguir.
I - A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas práticas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos.
II - A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia logo, é correto afirmar que o menino é disléxico.
III - A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
IV - O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto e, nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico.
V - O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita, por exemplo transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.
Está CORRETO apenas o que se afirma em