Filtrar


Questões por página:
A audiologia educacional é uma área da audiologia que se ocupa da promoção da saúde auditiva e do bem-estar dos estudantes, buscando identificar e prevenir dificuldades auditivas que possam interferir no aprendizado. O diagnóstico precoce de problemas auditivos, bem como a intervenção adequada, são essenciais para garantir que os alunos tenham as condições necessárias para um desempenho escolar satisfatório.
Assinale a alternativa CORRETA sobre audiologia educacional:
A linguagem escrita é uma das habilidades mais complexas adquiridas pelo ser humano, envolvendo diversos processos cognitivos e neurológicos. A Fonoaudiologia desempenha um papel importante na avaliação e intervenção de dificuldades na escrita, especialmente quando essas dificuldades estão relacionadas a distúrbios no desenvolvimento da linguagem.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a linguagem escrita e sua relação com a Fonoaudiologia:
A intervenção precoce em fala e linguagem no ambiente escolar promove avanços no aprendizado e reduz dificuldades acadêmicas e emocionais. Acerca desse tema, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Triagens fonoaudiológicas em escolas são desnecessárias, já que dificuldades de fala e linguagem não impactam o processo de alfabetização.
(__) A intervenção em transtornos linguísticos deve ocorrer somente após a alfabetização, pois a fase inicial de letramento não exige fala ou linguagem inteligíveis.
(__) Indicadores como taxa de correção de distúrbios fonológicos e fluência leitora são irrelevantes para avaliar a eficácia de programas preventivos em escolas.
(__) A intervenção precoce em fala e linguagem durante os primeiros anos escolares reduz o fracasso acadêmico e melhora o desempenho em leitura e escrita.

A sequência está correta em:
Dentro e uma perspectiva evolutiva, os desvios fonológicos são classificados em três categorias de desenvolvimento, sobre o desenvolvimento variável assinale a alternativa CORRETA:
Durante o desenvolvimento infantil, é comum que algumas crianças apresentem dificuldades relacionadas à fala e à linguagem. Entre as várias alterações fonoaudiológicas, uma das mais recorrentes é a dislalia.

Considerando os diferentes tipos de dislalia, assinale a alternativa que não descreve uma característica típica dessa alteração:
Visualizar Questão Comentada