Questões de Concurso
Filtrar
56 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Fonoaudiologia
O brincar com os sons é uma atividade realizada com as crianças ouvintes desde o nascimento. Devem-se conduzir e proporcionar às crianças com deficiência auditiva as mesmas experiências auditivas no dia a dia. Com relação às atividades lúdicas que se podem oferecer às crianças com deficiências auditivas, de acordo com a faixa etária, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Por volta do sexto mês, o objetivo inicial é praticar a habilidade de escuta, sendo que a detecção é a primeira habilidade a ser desenvolvida, considerada um alicerce para as demais habilidades. II. Em torno de 18 meses, a meta terapêutica é ampliar o universo de linguagem e reconhecimento incialmente em conjunto fechado (closed-set) em que o terapeuta apresenta para a criança atividades de múltipla escolha, promovendo o reconhecimento de onomatopeias, vogais, consoantes, palavras e frases, por exemplo. III. A partir de 3 anos, pode-se trabalhar com conceitos iniciais. Dependendo da maturidade da criança, pode-se introduzir na terapia o trabalho com conceitos iniciais como números, cores, formas, tamanhos, quantidade, categorização, partes do corpo, igualdade, entre outros. IV. Por volta dos 4 anos de idade, a habilidade de compreensão auditiva é concluída. Essa habilidade é adquirida quando a criança entende o significado da linguagem no discurso oral. A compreensão auditiva é a síntese, a sobreposição de todas as habilidades anteriormente descritas. Para a criança chegar à compreensão da linguagem, necessita utilizar não só as habilidades auditivas, mas também associá-las a elementos da situação e do contexto da mensagem.
I. Por volta do sexto mês, o objetivo inicial é praticar a habilidade de escuta, sendo que a detecção é a primeira habilidade a ser desenvolvida, considerada um alicerce para as demais habilidades. II. Em torno de 18 meses, a meta terapêutica é ampliar o universo de linguagem e reconhecimento incialmente em conjunto fechado (closed-set) em que o terapeuta apresenta para a criança atividades de múltipla escolha, promovendo o reconhecimento de onomatopeias, vogais, consoantes, palavras e frases, por exemplo. III. A partir de 3 anos, pode-se trabalhar com conceitos iniciais. Dependendo da maturidade da criança, pode-se introduzir na terapia o trabalho com conceitos iniciais como números, cores, formas, tamanhos, quantidade, categorização, partes do corpo, igualdade, entre outros. IV. Por volta dos 4 anos de idade, a habilidade de compreensão auditiva é concluída. Essa habilidade é adquirida quando a criança entende o significado da linguagem no discurso oral. A compreensão auditiva é a síntese, a sobreposição de todas as habilidades anteriormente descritas. Para a criança chegar à compreensão da linguagem, necessita utilizar não só as habilidades auditivas, mas também associá-las a elementos da situação e do contexto da mensagem.
Disciplina:
Fonoaudiologia
Os fatores negativos que influenciam o desenvolvimento da criança deficiente auditiva em idade escolar são:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Fonoaudiologia
(Concurso Milagres/2018) Sobre Desvio Fonológico marque V para a alternativa verdadeira e F para a alternativa falsa.
( ) São produções governadas por processos fonológicos a aquisição fonológica normal da criança. ( ) As crianças são classificadas como portadoras de desvio fonológico quando os processos fonológicos naturais não são suprimidos até os 4 anos de idade. ( ) Um sistema linguístico de uma aquisição fonológica é estabelecida assim que a criança nasce e começa a ouvir adultos falando. ( ) O desvio fonológico consiste por alterações que apresentam na fala da criança, realizando assim uma produção inadequada dos fonemas.
A sequência correta, é:
( ) São produções governadas por processos fonológicos a aquisição fonológica normal da criança. ( ) As crianças são classificadas como portadoras de desvio fonológico quando os processos fonológicos naturais não são suprimidos até os 4 anos de idade. ( ) Um sistema linguístico de uma aquisição fonológica é estabelecida assim que a criança nasce e começa a ouvir adultos falando. ( ) O desvio fonológico consiste por alterações que apresentam na fala da criança, realizando assim uma produção inadequada dos fonemas.
A sequência correta, é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tapejara - RS
Disciplina:
Fonoaudiologia
A realização de triagem auditiva de crianças pré-escolares e escolares para identificação de possíveis alterações auditivas que possam prejudicar o desenvolvimento da linguagem, da fala e da escrita é uma ação do fonoaudiólogo no(a):
Concurso:
Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ
Disciplina:
Fonoaudiologia
Sobre as ações desenvolvidas pelo fonoaudiólogo educacional, a análise da situação institucional envolve:
I. Elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo.
II. Identificar fatores que possam afetar a saúde da coletividade escolar.
III. Observar o ambiente físico escolar em relação ao ruído, iluminação, acessibilidade, entre outros.
Sobre os itens acima, podemos afirmar que:
I. Elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo.
II. Identificar fatores que possam afetar a saúde da coletividade escolar.
III. Observar o ambiente físico escolar em relação ao ruído, iluminação, acessibilidade, entre outros.
Sobre os itens acima, podemos afirmar que: