Questões de Concurso
Filtrar
56 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Fonoaudiologia
Pode-se constatar, cada vez mais, uma forte tendência de retomada do campo da educação pela Fonoaudiologia. Temos tido a oportunidade de encontrar muitos fonoaudiólogos envolvidos com a área educacional e que, para tanto, tem estendido sua formação original, buscando conhecimentos mais aprofundados sobre problemas acadêmicos, aprendizagem, neuroeducação, pedagogia, metodologias de ensino, linguística e políticas educacionais. Relacione a coluna A e B, e marque a alternativa correta sobre as ações que devem ser propostas pelos fonoaudiólogos em cada ator pertencente ao escopo da Fonoaudiologia educacional:
Coluna A (A) Gestores. (B) Instituição de educação. (C) Coordenação pedagógica, professores e funcionários. (D) Estudantes. (E) Família.
Coluna B ( ) Realizar o levantamento e análise das condições de ensino e aprendizagem que envolvem aspectos fonoaudiológicos.
( ) Elaborar e desenvolver um programa de informação, formação e orientação, procurando estreitar as relações entre escola e família.
( ) Elaborar e desenvolver, conjuntamente, programas pedagógicos de informação, formação e orientação visando melhores condições de ensino e aprendizagem.
( ) Conscientizar a respeito das contribuições que o Fonoaudiólogo pode trazer para a equipe escolar, com enfoque educacional, buscando garantir a adesão dos gestores a programas e projetos envolvendo a Fonoaudiologia.
( ) Identificar pessoas com problemas da área fonoaudiológica, indicando para os serviços de apoio fora da escola, além de elaboração de programas que visem a inclusão.
A ordem apresentada na coluna B, de cima para baixo é:
Coluna A (A) Gestores. (B) Instituição de educação. (C) Coordenação pedagógica, professores e funcionários. (D) Estudantes. (E) Família.
Coluna B ( ) Realizar o levantamento e análise das condições de ensino e aprendizagem que envolvem aspectos fonoaudiológicos.
( ) Elaborar e desenvolver um programa de informação, formação e orientação, procurando estreitar as relações entre escola e família.
( ) Elaborar e desenvolver, conjuntamente, programas pedagógicos de informação, formação e orientação visando melhores condições de ensino e aprendizagem.
( ) Conscientizar a respeito das contribuições que o Fonoaudiólogo pode trazer para a equipe escolar, com enfoque educacional, buscando garantir a adesão dos gestores a programas e projetos envolvendo a Fonoaudiologia.
( ) Identificar pessoas com problemas da área fonoaudiológica, indicando para os serviços de apoio fora da escola, além de elaboração de programas que visem a inclusão.
A ordem apresentada na coluna B, de cima para baixo é:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Fonoaudiologia
A fonoaudiologia educacional é a área de atuação do fonoaudiólogo que visa a promoção de ações de educação dirigidas à comunidade escolar nos diferentes ciclos de vida, levando-se em consideração a realidade socioeducacional dos indivíduos envolvidos, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação daquela população. Economicamente não é exequível triar todas as crianças da escola, portanto, marque a alternativa que representa o grupo que requer menos atenção na rotina de triagem:
Concurso:
Prefeitura de Nova Mutum - MT
Disciplina:
Fonoaudiologia
Uma criança manifesta uma série de sinais de risco para autismo, tais como: a) não apresenta, em sua interação social, o comportamento de atenção compartilhada; b) em sua linguagem, não manifesta as primeiras palavras, além de ter o hábito de repetir a fala dos adultos sem autonomia; c) apresenta dificuldades em ampliar sua compreensão em situações novas, com poucos gestos e expressões faciais que refletem seu estado emocional; d) em suas brincadeiras, tende a explorar menos objetos, fixando-se em partes deles ou apenas enfileirando-os, com dificuldade de desenvolver jogos do faz-de-conta; e) apresenta, em sua dieta, resistência a novos alimentos. Os sintomas supracitados são características comuns do autismo na
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Com relação à atuação do fonoaudiólogo na educação infantil, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) O fonoaudiólogo deve partir do diagnóstico situacional para que suas ações estejam de acordo com as características particulares da proposta pedagógica e da identidade institucional.
( ) O objetivo geral da atuação do fonoaudiólogo na educação infantil é a terapia fonoaudiológica e a reabilitação dos transtornos de fala linguagem e aprendizagem no espaço escolar.
( ) Estabelecer modos de integração das experiências educacionais e da saúde, por meio de articulação de ações multidisciplinares, é ação do fonoaudiólogo na educação infantil.
As afirmativas são, respectivamente,
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Com relação à deficiência intelectual em escolares, analise as afirmativas a seguir:
I. Atualmente o termo adotado é “deficiência intelectual”, em substituição à “deficiência mental”, para caracterizar que se trata do funcionamento do intelecto e não da mente como um todo.
II. A intervenção com indivíduos que apresentam deficiência intelectual tem objetivos diferentes, dependendo da natureza, abrangência e especificidade desta.
III. A educação escolar do aluno com deficiência intelectual deve se restringir ao atendimento educacional especializado.
Está correto o que se afirma em
I. Atualmente o termo adotado é “deficiência intelectual”, em substituição à “deficiência mental”, para caracterizar que se trata do funcionamento do intelecto e não da mente como um todo.
II. A intervenção com indivíduos que apresentam deficiência intelectual tem objetivos diferentes, dependendo da natureza, abrangência e especificidade desta.
III. A educação escolar do aluno com deficiência intelectual deve se restringir ao atendimento educacional especializado.
Está correto o que se afirma em