Filtrar


Questões por página:
Jorge (2023), com relação ao tema psicopatologia e psicanálise, resgata que Freud quando se coloca a respeito do que denominou de terapia analítica, afirma que “um tratamento exige do médico, assim como do paciente, a realização de um trabalho sério, que é empregado para desfazer as resistências internas”. (p.4). Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o autor.

I. Para Freud, por meio da superação dessas resistências, a vida mental do paciente sofre uma evolução, protegendo-o quanto à possibilidade de adoecer novamente.
II. Freud afirma que os analistas em troca de pensarem em como se dá a cura pela análise, deveríamos nos perguntar quais os obstáculos no caminho da cura.
III. Para Freud, a tarefa terapêutica consiste em não liberar a libido de suas ligações atuais para torná-las utilizáveis.

Estão corretas as afirmativas:
Para a Psicanálise não há descontinuidade na vida mental. Freud afirma que os processos mentais não ocorrem ao acaso. A partir dessa ideia, assinale a alternativa que aponta para o conceito anunciado acima.

A posição do analista seguidor de Sigmund Freud inclui a identificação das defesas do paciente que operam de modo mais global e indiferenciado, entre as quais se destaca a

Dalgalarrondo (2019) afirma que o conceito de transferência, introduzido por Freud, é um elemento fundamental que o profissional deve conhecer para realizar as entrevistas de forma mais habilidosa, entendendo e tratando seus pacientes de modo menos ingênuo, mais profundo e sensível. Indique a afirmativa CORRETA sobre transferência.

Julgue o item subsequente, a respeito da psicologia da personalidade, psicodiagnóstico, psicopatologia e de aspectos relacionados a esse tema.


Freud compreende que os mecanismos de defesa são tentativas do ego de proteger toda a personalidade contra uma ameaça, falsificando a natureza desta.